Jornalismo com seriedade

domingo, 31 de julho de 2011

Construção de canal beneficia população no Coroadinho
Manhã de sábado ensolarada nos últimos dias de julho. Cenário diferente do que costuma assolar a população dos bairros Sacavém e Coroadinho nos primeiros meses do ano, quando as chuvas inundam ruas e destroem parte das vidas, levando casas, móveis e pertences das famílias que ali moram. Ontem (30), o prefeito João Castelo (PSDB) lançou, junto à população, vereadores e secretários, a construção da canalização do rio das Bicas.
Problema antigo na área que é, o rio das Bicas terá 2km de canalização em 20 meses - prazo determinado pelo secretário de Projetos Especiais, Francisco Barros. A construção se estenderá do cruzamento entre a Avenida dos Africanos com a avenida dos Franceses, até o Parque dos Nobres e será realizada em três etapas, com fim previsto para o início de 2013.
A obra deve ser realizada em três trechos e compreende ainda a execução de galerias tubulares de concreto armado e demais dispositivos de microdrenagem, levando mais de R$ 19 milhões financiados pelo Banco Mundial (Bird).
Na chegada ao evento, o prefeito João Castelo destacou a importância da obra para a população e como um dos trabalhos mais visíveis seus à frente da prefeitura. "Tivemos que colocar ordem na casa e nas contas para que pudéssemos começar a trabalhar, para que nosso trabalho não ficasse somente no sonho, no plano das idéias, mas que tivesse efetividade," disse.
Em entrevista à imprensa, Castelo falou ainda da polêmica entre prefeitura e governo do estado a respeito da construção da Via Expressa - que já teve ordem de serviço assinada pela governadora Roseana Sarney (PMDB). "Não vou ser irresponsável de emitir parecer quando até mesmo o presidente do Crea-MA, que é um órgão federal, disse que não seria possível fazê-lo."
A obra iniciada pelo prefeito tem por objetivo por fim aos problemas de alagamento, esgoto e saneamento da população de bairros como o Coroadinho, Coroado, Parque dos Nobres, Parque Timbira, Sacavém, Salinas, entre outros.
À espera do canal
Morador nato do bairro do Sacavém, na região da Salinas, Benedito de Jesus Santos (58 anos) viu o bairro crescer ao longo dos anos. Desde pequeno, acompanha a dificuldade dos companheiros de bairro durante o primeiro semestre de todos os anos - período chuvoso, em que abundam alagamentos e tragédias familiares, ano a ano.
Benedito não sofreu na pele os problemas da falta de um canal pois, segundo ele, construiu uma casa mais alta, onde a água tem dificuldade de atingir.
Contudo, ele acompanha corriqueiramente o drama dos vizinhos de bairro, que têm saúde prejudicada com a transmissão de doenças e patrimônio diminuído com a força das enchentes.
Ele lembra que a construção do canal é uma promessa antiga e todos os anos a reivindicação continua por parte dos moradores. Para ele, o pior ano foi o de 1984, quando duas crianças morreram após uma enchente no local e quando houve o primeiro investimento na área para a resolução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário