Jornalismo com seriedade

domingo, 23 de outubro de 2011



Seis pessoas contraem mal de Chagas depois de tomar açaí supostamente contaminado no Maranhão
Moradores da cidade de Pinheiro, no Maranhão, estão em alerta depois do registro de seis casos do mal de Chagas no município. Há suspeita de que os pacientes contraíram a doença após a ingestão de açaí contaminado por fezes do barbeiro, o inseto transmissor da doença. De acordo com os especialistas, o controle populacional do barbeiro ainda é a melhor forma de prevenir a doença.
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvídeos pertencentes aos gêneros é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.
Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até cinqüenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. Os medicamentos tem efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário