Jornalismo com seriedade: Em 10 meses, governadora Roseana Sarney fez sete trocas em sua equipe de secretários

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Em 10 meses, governadora Roseana Sarney fez sete trocas em sua equipe de secretários



Ainda faltam pelo menos cinco meses para o prazo de desincompatibilização dos secretários que desejam disputar a eleição de 2014, porém a rotatividade é alta no governo Roseana Sarney (PMDB). Antes mesmo de ter seu secretariado, totalmente desfigurado, a governadora já realizou sete trocas somente em 2013.

Casa Civil; Assuntos Políticos; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Infraestrutura; Justiça e Administração Penitenciária; Programas Especiais e Juventude, foram as pastas que ocorreram trocas.

Em alguns casos foram apenas remanejamentos, para ajustar de acordo com a visibilidade e os interesses eleitorais em 2014. Porém toda essa troca, evidencia a instabilidade do governo estadual e que simplesmente não existe nenhum planejamento para a realização do trabalho, caso contrário nomes seriam mantidos independente das pretensões eleitorais do próximo.

Na Casa Civil, Roseana trouxe de volta a figura do principal sócio da família Sarney, João Abreu (PMDB), que já tinha ocupado o cargo por outras vezes. Na pasta de Assuntos Políticos, trouxe Ricardo Archer (PMDB), que estava meio afastado do grupo. Na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior buscou o ex-reitor do IFMA, José Costa, com intuito de agradar o PT e acalmar os ânimos para as bandas de lá.

Buscando uma vitrine eleitoral, Roseana colocou o seu pré-candidato ao governo, Luís Fernando (PMDB) na secretária de Infraestrutura. Na mais atrapalhada de suas trocas, tirou Sérgio Tamer (PEN) e colocou o despreparado Sebastião Uchôa, que transformou o sistema carcerário do Maranhão em um verdadeiro banho de sangue.

Nas secretárias de Programas Especiais e Juventude, aproveitou para aproximar aliados, trouxe Clodomir Paz (PSL) e Paulo Marinho Júnior (PMDB). Deixando evidente que em muitos os casos, as secretarias estaduais não são nada mais que cabides de emprego.

E olha que vem muito mais troca por aí nos próximos meses...