Jornalismo com seriedade: O Amor inesquecível

sábado, 21 de dezembro de 2013

O Amor inesquecível

Dentre todos os sentimentos que nós seres humanos podemos desfrutar, o mais nobre de todos é o Amor. Esta impressão impar, não tem palavras faladas e nem escritas capaz de ter uma definição lógica, pois cada ser o entende de uma forma diferente, muitas vezes esta generosidade ultrapassa barreiras culturais, nos fazendo voltar ao pretérito, celebrar o presente, e planejar o futuro. 

Nossa cultura ocidental, tivemos muitas influências dos gregos, sendo que os mesmos procuraram uma definição, para esta sensação inexplicável, subdividindo-o em: Ágape, Philos, Storge e Eros. Já no mundo das artes, o mesmo foi estampado nos palcos dos teatros, novelas, cinemas, artes plásticas, musicas, mas foi na literatura onde alcançou seu auge.

Várias são as escritas literárias onde “Amor, e o amor”, foram desvendados, lidos e estudados profundamente. No poema de Luís Vaz de Camões, interpretou como: “Amor é fogo que arde sem se ver; É uma ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer”. Já William Shakespeare, no seu poema “Um dia você aprende” em uma de suas estrofes ele escreve que: “Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma, e você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas”. 

No entanto, o brasileiro Vinicius de Moraes tenta descrever no soneto “Do Amor total”, ao final da escrita ele diz: “E de te amar assim, muito amiúde, é que um dia em teu corpo de repente, hei de morrer de amar mais do que pude”. Todos os ilustres escritores tentaram descrever o Amor Eros, distinguindo nestes lindos poemas, o que é caracterizado como romantismo entre o homem e a mulher.

Paradoxos aparte, muitas é na literatura o significado da palavra Amor. Porém, a nobreza deste sentimento podemos até escrever, mais só sentindo podemos buscar a sensação no fundo de nossa alma. Dentre obras literárias, a que mais me chama a atenção são as Escrituras Sagradas, onde também define, que: “O Amor é paciente, é bondoso; o Amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. 

Sendo também, na própria Bíblia onde estão escritas as mais lindas histórias de Amor. Dentre tantas podemos citar o sensacional Amor que Jacó sentia por Raquel, foi tanta demonstração, que mesmo depois de ser enganado por seu sogro, Israel foi capaz de trabalhar mais sete anos somente para realizar um de seus sonhos, que seria casar com a mulher amada, pois desde o primeiro dia que há viu, seu coração pulsou mais forte e buscou conquista-la, sendo este nobre sentimento alimentado pela reciprocidade. 

Nesse diapasão, podemos compreender a bela história de Amor entre José e Maria, pois o mesmo esteve ao lado da prometida, em um dos momentos mais difíceis da sua vida, pois engravidara, e não foi do seu noivo, mesmo assim José a tomou como esposa, pois creu no que o Deus lhe mandou dizer por intermédio do Anjo: que Maria estaria grávida do Espirito Santo do Senhor.

Neste contexto, observamos que José teve que assumir as responsabilidades para com uma Criança que não seria seu filho consanguíneo, mais mesmo assim deu um nome a essa Criança e a criou como seu filho fosse, sendo um verdadeiro pai social, o educando-o conforme os desígnios de Deus, um exemplo de Amor Philos e Storge, que se caracteriza nos verdadeiros sentimentos de amizade e fraternal familiar. Vale ressaltar, que esta Criança a qual se chama Jesus Cristo, cresceu e na sua maioridade, com aproximadamente trinta anos, começou seu ministério, sendo um exemplo de sabedoria, perdão, misericórdia, compaixão e Amor. Pois na cruz do calvário derramou seu sangue carmesim, para lavar todos nossos pecados. Este humilde Homem, fez por nós que o nem um, outro ser foi capaz, nos deixou grandes ensinamentos, e demonstrou o verdadeiro Amor Ágape, que além de ser incondicional é inesquecível.

DESEJO A TODOS OS MEUS AMIGOS  UM FELIZ NATAL 

SÃO OS VOTOS DE: WILLIAN REDONDO E FAMÍLIA