terça-feira, 18 de março de 2014

Maranhão: Mulher que homicidou idoso de 76 anos é condena; o crime aconteceu em 2012 após vítima se recusar a pagar "programa"

Maranhão: Mulher que homicidou idoso de 76 anos é condena; o crime aconteceu em 2012 após vítima se recusar a pagar "programa"

Imagem ilustrativa
O Tribunal do Júri da Comarca de Paço do Lumiar (a 25 km de São Luís) condenou Keitiane Mesquita, conhecida como "Pandora", a 21 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, por homicídio qualificado praticado contra Raimundo Nilson Gomes, 76 anos. A condenação resulta de Denúncia oferecida, em agosto de 2012, pela titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Gabriela Brandão da Costa Tavernard.

Na Denúncia, a representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) relata que Keitiane frequentemente mantinha relações sexuais com Raimundo, mediante pagamento de valores que variavam de 50 a 100 reais. Segundo familiares, o idoso era bastante debilitado e sofria de demência, razão pela qual tomava remédios controlados.

Em 10 de agosto de 2012, após o programa, o idoso contou a Keitiane que não tinha dinheiro. Então, ela o esfaqueou duas vezes no abdômen. Socorrido por um filho, Raimundo permaneceu internado no Hospital Socorrão II até sua morte, dois dias depois.

Presa em flagrante, a condenada confessou a autoria do crime, destacando que havia agido em "legítima defesa". Ela também afirmou a uma filha do idoso que havia esfaqueado o idoso porque ele não tinha dinheiro para pagar o "programa" que combinaram.

Na sentença, a juíza Jaqueline Reis Caracas ressalta que a condenada "tem comportamento desajustado e é usuária de entorpecentes, inclusive com dependência química e física, (...) vivendo da prostituição, admitindo que o dinheiro que recebia usava para a compra de drogas"