Jornalismo com seriedade: Abertas inscrições para Prêmio MPE Brasil 2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

Abertas inscrições para Prêmio MPE Brasil 2015

Abertas inscrições para Prêmio MPE Brasil 2015
Iniciativa do Sebrae e parceiros  reconhece boas práticas de gestão dos pequenos negócios no Maranhão.


 André Mendonça, que recebeu a premiação no ano passado das mãos do diretor técnico do Sebrae, José Morais, destacou que o MPE Brasil coroou a história de 40 anos de uma empresa familiar que hoje possui mais de 300 funcionários. 


Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Promovida pelo Sebrae, pelo  Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pelo Grupo Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, nas Unidades Regionais do Sebrae no Maranhão e nos Núcleos de Atendimento Empresarial da instituição – São Luís, Barreirinhas e Timon.

As empresas participantes são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade inovadora por meio de um questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ. Mais do que indicar o amadurecimento dos negócios, o Prêmio pretende incentivar a prática de análise de mercado e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos.

“Todos os empreendimentos inscritos recebem, gratuitamente, um relatório personalizado com pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão. Com base nesse diagnóstico, o Sebrae também indica soluções e cursos. Assim, os empresários têm a perspectiva de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua empresa”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais.

O volume de interessadas no MPE Brasil em 2014 foi recorde. Mais de 50,9 mil organizações completaram o processo de avaliação, reforçando a continuidade na busca pela excelência da gestão. Ao todo, mais de 650 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo prêmio, desde seu início, em 2002. 

No Maranhão, 1.366 empresas se inscreveram no MPE Brasil no ano passado e 1.106 questionários preenchidos. No final, após o julgamento dos requisitos pela banca de avaliadores, seis empresas foram finalistas, levando as premiações a Lavanderia Calhau (nas categorias Serviços e Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social) e a Via Mundo Intercâmbio e Turismo (na categoria Serviços Turísticos).

“Esse foi um ano bastante especial para nós, a coroação de uma história de muita dedicação que contou, em muitas etapas, com o apoio do Sebrae. Já estamos na segunda geração de filhos envolvidos num negócio de 40 anos. Hoje temos dez lojas e cerca de 300 colaboradores. Em 2001, criamos o braço industrial da empresa – a Lavatec e além de higienizar, as lavanderias passam e tingem roupas”, explica o empresário André Mendonça que, juntamente com o pai e os irmãos, administra as empresas do grupo.

Mendonça, inclusive, acaba de participar, como concorrente, da solenidade de premiação nacional do MPE Brasil. “Apesar de não termos vencido a etapa nacional, foi muito gratificante o fato de estarmos participando do evento e conhecermos empresários que se destacaram na premiação em todo o país.  Temos muito orgulho da nossa história e queremos contribuir muito mais para a economia maranhense”, ressaltou o empresário.

Como participar
Estão aptas a concorrer ao MPE Brasil empresas com, pelo menos, um ano fiscal e receita bruta anual até R$ 3,6 milhões. O Prêmio é composto por oito categorias – Indústria, Comércio, Agronegócio, Turismo, TI, Saúde, Educação e Serviços, além dos Destaques em Responsabilidade Social e em Inovação.

O MPE Brasil funciona, ano após ano, como incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade.

Para participar é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia padronizada nacionalmente. Após concluir o processo, as organizações com melhor desempenho recebem uma visita de avaliadores capacitados e são submetidas a uma banca técnica.

Os empreendimentos reconhecidos em seus estados concorrem à etapa nacional com negócios de todo o Brasil. As vencedoras nacionais participam de uma capacitação internacional, uma missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.