domingo, 26 de abril de 2015

Jornada Pedagógica e a criação do Plano Municipal de Educação em Turilândia

Jornada Pedagógica e a criação do Plano Municipal de Educação em Turilândia

IMG-20150422-WA0019
Educação tem sido prioridade na gestão do Prefeito Alberto Magnoem Turilândia.

Sob o tema “Repensando as práticas pedagógicas: Desafios e possibilidades” a jornada pedagógica 2015, em Turilândia teve início ontem terça-feira (21) na Escola Municipal Edmundo Silva. A novidade este ano é a criação do Plano Municipal de Educação, que está sendo discutido com os professores, vereadores e autoridades do município.
O plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas um plano de Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.
A jornada pedagógica tem como objetivo discutir e avaliar as ações que serão implementadas ao longo do ano letivo em 2015 nas escolas das redes municipais, será encerrada no dia 24/04/2015.
Segundo o Secretário de Educação, José Ribamar, este é um importante passo para Turilândia, pois apesar do município já estar sendo administrado pelo 3° prefeito, esta é a primeira vez que será criado o Plano Municipal de educação.
O titular da Educação ainda comparou Turilândia a municípios vizinhos, que segundo ele está muito à frente dos demais, pois começou o ano letivo com escolas pintadas, reparadas, carteiras novas, merenda de boa qualidade, professores com salários, em dia, além da construção de 3 escolas nos interiores e planos para mais escolas.
Para o prefeito Alberto Magno(PTdoB), a Jornada Pedagógica é o momento de valorização do profissional da educação, pois todos poderão ouvir, opinar e ajudar na criação do planejamento das aulas.
O prefeito lembrou ainda que o município deixou de receber benefícios específicos devido a paralisação da obra  na creche na vila Curió deixada inacabada pelo ex-gestor. Segundo Magno o gestor anterior teria recebido parte da verba e não deu continuidade a obra. Alberto ainda revelou que a construção da escola também abandonada pelo ex gestor, agora estará sendo construída pelo Estado, beneficiando assim Turilândia com maiores acomodações para os alunos.
Durante o evento, os vereadores em rápido discurso, salientaram a importância do trabalho conjunto para a melhoria na educação e pediram mais seriedade no trabalho para colher resultados satisfatórios.
Participaram do evento também  a secretária de assistência social Dulcilene, a secretária adjunto de educação Cleudecy Pereira, Perillo (colônia dos pescadores), representantes religiosos, vereadores, além de professores, coordenadores e diretores.