Jornalismo com seriedade: Operação El Berite: Procura-se Marcos Aurélio desesperadamente

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Operação El Berite: Procura-se Marcos Aurélio desesperadamente



Operação El Berite: Procura-se Marcos Aurélio desesperadamente

A operação policial que prendeu o ex-prefeito Lisboa ainda não terminou. Dos mandados de prisão e condução coercitiva um não foi cumprido ainda é o que está em nome de Marcos Aurélio, uma pessoa de todo o esquema que ainda não foi localizada. A localização de Marcos Aurélio interessa tanto à Polícia quanto à defesa dos que estão presos.
A operação foi batizada de “El Berite” em razão de ser esse o nome da empresa que construiu a Estrada do Leite. Marcos Aurélio responde pela empresa El Berite Construções e Incorporação e Empreendimentos Ltda.
Estrada do Leite foi o começo de tudo
A prisão do ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, realizada na manhã de terça-feira (19) não se deve diretamente ao envolvimento com a agiotagem.
A origem da investigação que levou à prisão do ex-prefeito é a obra de asfaltamento de uma estrada vicinal conhecida como “Estrada do Leite” que liga a MA – 245. A estrada passa pelos povoados Aldeia do Odino, Boa Vista da Taba, Bomba, São Paulo Apóstolo - onde Lisboa tinha uma fazenda que depois foi dada como pagamento para o agiota Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, e, Alto Alegre do Acelino. A estrada tem 33 quilômetros, a obra foi iniciada no governo Jackson Lago e inaugurada pela governadora Roseana Sarney, em 29 de outubro de 2009 (foto).
A polícia investiga o que considera fraude licitatória e desvio de recursos públicos.
A época era das vacas gordas para o então prefeito Raimundo Lisboa. O então prefeito de Bacabal foi um dos principais financiadores da campanha vitoriosa de Jackson Lago, e, quando o mesmo assumiu o poder, Lisboa não teve dificuldade para obter privilégios, ganhando a simpatia para que milhões de reais em verbas fossem mandados para Bacabal.
É justamente a falta de comprovação da aplicação de alguns desses milhões que complicou a sua vida.
No dia 19 de maio deste ano, Lisboa foi preso juntamente com o ex-vereador Manoel Moura Macedo – o Nezinho Moura -, Aldo Araújo, que era presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura e Francisco de Jesus Silva Soares, dono de uma distribuidora de medicamentos.
Envolvimento no esquema de agiotagem
Não é segredo para ninguém as relações que o prefeito Raimundo Lisboa mantinha com os agiotas Gláucio Alencar e Pacovan. Daí seu nome ter chamado a atenção desde a prisão de Gláucio Alencar, durante a investigação do assassinato do jornalista Décio Sá.
A prisão, autorizada pelo desembargador Raimundo Nonato Magalhães Neto é da espécie “Temporária”, com duração de cinco dias, podendo ser prorrogado esse prazo uma vez.

 Em tempo: por uma imprecisão, foi grafado o nome de Charles Viegas como sendo a pessoa que ainda nao foi localizada. Na verdade, Charles não está sendo procurado apesar de responder junto com Marcos Aurélio pela empresa El Berite.