Jornalismo com seriedade: Divulgada lista dos convocados para o programa Cidadão do Mundo

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Divulgada lista dos convocados para o programa Cidadão do Mundo

Divulgada lista dos convocados para o programa Cidadão do Mundo
As listas com os nomes dos selecionados para a primeira fase do Cidadão do Mundo já estão disponíveis para pesquisa. O Programa de Intercâmbio Internacional é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os aprovados terão entre os dias 03 e 13 de novembro para apresentar a documentação exigida e validar sua inscrição no Curso de Imersão em Línguas, etapa de caráter classificatório e eliminatório.
O Programa Cidadão do Mundo contempla jovens que têm entre 18 e 24 anos e são oriundos de escolas da rede pública. O Governo do Maranhão disponibilizará, entre outras coisas, bolsa de estudo mensal no valor de R$1.500, moradia, auxílio na saúde, assistência psicológica para os beneficiados e suas famílias, Citytour com visitas a museus e instituições de Ensino e Pesquisa.
Documentação necessária 
As cópias do RG/CPF, do Histórico Escolar do Ensino Médio, do Histórico Escolar de 2014, do comprovante de resultado do Enem, do Título de Eleitor e do comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino, devem ser entregues no protocolo da Secti, localizada na Avenida dos Holandeses, Quadra 24, Lote 14, Bairro Ponta d’Areia, em São Luís. a Secretaria funciona das 9h às 17h.

A determinação é para quem mora na capital ou Região Metropolitana. Os residentes de outros municípios devem encaminhar a documentação digitalizada paracidadaodomundo@secti.ma.gov.br Os prazos a serem seguidos podem ser acompanhados no cronograma, disponível no site da Secti.

Depois deste período, os candidatos passam por um Teste de Nivelamento, e começam a formação no mês de dezembro. “O Curso de Imersão vai preparar melhor os inscritos no Programa Cidadão do Mundo para vivenciar as experiências em outros países. A formação é no idioma escolhido no ato da inscrição, que pode ser francês, inglês ou espanhol. É uma etapa importante. A partir dela eles farão provas e os 100 jovens que se destacarem viajam já no próximo ano com tudo pago pelo Governo do Maranhão”, reforçou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.