Jornalismo com seriedade: Varejo da Baixada busca estratégias para superar a crise

sábado, 31 de outubro de 2015

Varejo da Baixada busca estratégias para superar a crise

Varejo da Baixada busca estratégias para superar a crise

Sebrae realiza 5ª edição do Seminário de Varejo da Baixada Maranhense com grande público em Pinheiro.

 O consultor especializado em vendas, Sérgio Ricardo Rocha, conduziu a palestra de abertura do Seminário, que mobilizou caravanas de diversos municípios da região. 

 Além das palestras, o seminário também ofereceu uma oficina de Liderança Coaching de Carreira, voltado para vendedores. 


Com uma média de público de até 350 participantes por dia, foi encerrada na quinta-feira (29), em Pinheiro, mais uma edição do Seminário de Varejo da Baixada Maranhense, numa promoção do Sebrae. O evento levou diversos temas do segmento ao público presente, com grande foco nas estratégias inovadoras para a superação da crise econômica e na busca por canais de venda alternativos que aumentem a base de clientes.
As caravanas dos municípios da região marcaram presença nas atividades do seminário – Alcântara, Bequimão Santa Helena e Turilândia enviaram seus representantes, com destaque para o grupo de Bequimão, que contou com mais de 60 integrantes em sua caravana. Muitas das empresas participantes também enviaram suas equipes de vendas para serem capacitadas pelas palestras e oficinas técnicas com consultores especializados em vendas e varejo.
Para o superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Seminário de Varejo da Baixada integra uma série de eventos e ações que o Sebrae tradicionalmente oferece na região, buscando desenvolver a economia da região através do crescimento dos pequenos negócios locais.
“Viemos de um seminário voltado para a piscicultura realizado na última semana, passamos por este de varejo e ainda teremos mais dois eventos de mercado voltados para a apicultura e para ovinocaprinocultura, mostrando que a Baixada tem vocação para o desenvolvimento e que seus empreendedores têm buscado a parceria do Sebrae, no sentido de apoiá-los e capacitá-los, deixando-os mais preparados para o mercado. Este é o papel da instituição na Baixada e em todas as regiões do Estado”, garante Martins, que no mês passado assinou, juntamente com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, um convênio para criação de um Polo de Empreendedorismo Rural para a região, localizado no município de São Bento.
Atrações técnicas - Dentre os grandes nomes presentes no Seminário de Varejo, esteve o consultor Sérgio Ricardo Rocha, conhecido como “Dr Vendas”, que abordou a capacidade de superar o medo e as dificuldades do cenário econômico para manter o negócio na trilha do sucesso. Ele também ministrou a oficina de Liderança Coaching voltada para vendas, em mais uma atração do Seminário.
De acordo com Rosa Amélia Borges, gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, o evento criado pela instituição completou seu quarto ano de realização e consolidou-se como tradição no varejo da região. “O Seminário de Varejo da Baixada Maranhense conquistou seu público e sua credibilidade junto aos empresários e empreendedores do segmento e, a cada ano, vem renovando os temas trabalhados de modo a sempre atualizar os empreendedores do varejo aqui na região”, ressaltou Rosa Amélia.
O público também pôde participar de palestras que ensinaram a utilizar as redes sociais como canal de venda ou divulgação de seus negócios, apostando na tendência digital que vem pautando o mercado, apresentando vantagens que desoneram o negócio, como a desobrigação de instalações físicas. As vendas de fim de ano, que já se aproximam, também foram tema de palestra, com foco no visual merchandising das lojas para o Natal – considerada a maior data do varejo em todo mundo