Jornalismo com seriedade: Golpe de Temer já fechou mais de meio milhão de vagas de emprego só em 2016

sábado, 30 de julho de 2016

Golpe de Temer já fechou mais de meio milhão de vagas de emprego só em 2016

Contrariando o “filósofo” deputado Tiririca (PR-SP), o interino Michel Temer (PMDB) está deixando o país muito pior do que estava. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, já foram fechadas 531.765 vagas de empregos formais no primeiro semestre deste ano.
Os setores que mais demitiram em 2016 foram: comércio (253.855), indústria da transformação (139.927), serviços (123.799) e construção civil (114.099).
O ambiente de golpe e de incerteza jurídica impossibilitaram a abertura de novos negócios e, concomitantemente, a geração de novos empregos no país. É o pior resultado em 14 anos, segundo o Ministério do Trabalho.
Há coisa de duas semanas, o Blog do Esmael anotou que o governo golpista de Michel Temer avisou que a coisa ficaria ainda pior até dezembro deste ano, quando o número de desempregados no país saltará de 11 milhões para 14 milhões. Ou seja, 3 milhões de pais de famílias ficarão fora do mercado de trabalho. Ou ainda 15% (na época de FHC era de 12,6%).
As forças vivas da sociedade não podem alegar desconhecimento ou ignorância acerca do desemprego, pois em nenhum lugar do mundo o neoliberalismo criou sequer um único posto de trabalho. Pelo contrário. Tem a função de gerar “estoque” de mão de obra para maximizar os lucros do capital com a precarização dos salários.