Jornalismo com seriedade: Pesquisas da Escutec são colocadas sob suspeita depois de muitos atropelos do Instituto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pesquisas da Escutec são colocadas sob suspeita depois de muitos atropelos do Instituto.


Uma articulação feita nos bastidores pelo Prefeito de Pinheiro Filuca Mendes com o ex-presidiário Fernando Junior dono da Escutec.      

Desde 1998, a Escutec passou a fazer pesquisas eleitorais no Maranhão. Com a mesma facilidade com que coleciona clientes, a empresa possui no portfólio um sem-número de polêmicas por conta do seu trabalho.
Não é de se esperar que, numa disputa política, o resultado de uma pesquisa agrade a todos os candidatos. O problema é quando os resultados não batem após abertas as urnas. Quando os números são dissoantes daqueles que foram divulgados.

O caso das duas pesquisas no mesmo dia com resultados diferentes
Nessa quarta-feira (28) a Escutec se envolveu em nova polêmica, desta vez na cidade de Pinheiro. Primeiro o jornal O Estado do Maranhão divulgou uma pesquisa que aponta o candidato Luciano Genésio na liderança da disputa. Logo depois, blogs aliados do prefeito Filuca divulgaram uma pesquisa da mesma Escutec com um resultado diferente, onde o prefeito é que está na liderança

Prisão de Fernando Júnior volta à tona
Com a divulgação das pesquisas eleitorais esse ano, volta à baila a notícia da prisão do empresário Fernando Junior, dono da Escutec. Ele foi preso pela Polícia Federal em outubro de 2015 durante a operação Attalea, que investiga desvio de dinheiro da prefeitura de Anajatuba, no Maranhão. hummmmmmmmm será que pinheiro ta neste rolo.

O caso dos povoados de Santa Inês
Uma pesquisa da Escutec sobre as intenções de voto em Altamira demonstrou uma articulação feita nos bastidores por Robert Bringel , ex-prefeito de Santa Inês e Ricardo Almeida, prefeito de Altamira e candidato a reeleição.
O esquema resulta na venda dos votos de povoados de Santa Inês para favorecerem Ricardo Almeida (PMDB) na disputa eleitoral. Robert Bringel teria vendido os eleitores por meio milhão de reais. 
Há alguns anos, oito povoados de Santa Inês foram incorporados a Altamira, são eles: Barro Branco, Bom Futuro, Bom Jesus, Boa Vistinha, Ladeira do Gato, São João dos Crentes, Santa Cruz e Três Satubas.
Esses povoados foram beneficiados na gestão de Bringel quando foi prefeito de Santa Inês. Agora, aproveitando da sua influência, ele negociou os votos da região em favor de Ricardo Almeida. Os povoados já voltaram a pertencer a Santa Inês, mas os moradores continuam cadastrados como eleitores em Altamira.
Bringel, Ricardo Almeida e Dr.Miranda, pai de Ricardo e quem realmente manda na prefeitura, visitaram os povoados no inicio do mês. Dois dias depois a Escutec mandou fazer a pesquisa na cidade e listou cinco desses povoados. O resultado deu favorável a Ricardo Almeida, em índice que foi divulgado sem sequer listar o percentual de indecisos ou votos brancos e nulos.