Jornalismo com seriedade: Denuncismo e mau jornalismo, faz blogueiro tremer com primeiro processo

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Denuncismo e mau jornalismo, faz blogueiro tremer com primeiro processo



Não sei bem quem foi que inventou a coisa, mas ela funciona mais ou menos da seguinte forma: determinado programa jornalístico, blogs ou  jornalistas  recebem uma denúncia sobre alguma irregularidade ou problema; o editor (ou o apresentador) do programa despacha sua equipe de reportagem para conferir o fundamento da denúncia; verificada a veracidade do fato, a mesma equipe de reportagem busca ouvir a autoridade competente para falar sobre a denúncia.
Porém a falta de ética e o gosto por dinheiro fácil faz com que pseudos  jornalistas criem, ou formem “opiniões” contraria ao administrador que não lhe molha a mão, não é incomum que o administrador e os integrantes de sua equipe sejam execrados publicamente pelo apresentador do programa jornalístico ou blog que foi portador da denúncia.
Essa mídia pratica o mau jornalismo quando faz crer ao cidadão que a simples veiculação de uma denúncia através dos meios de comunicação será suficiente para a solução de qualquer problema. O caminho mais eficaz para o encaminhamento de soluções, seria a Ouvidoria do município que vem fazendo um bom trabalho em Pinheiro. Agora quando de forma criminosa além das supostas denuncias, eles fazem achaques, contra vida pessoal e a honra, lógico que será cobrado o reparo na Justiça.
Em um período de pós-verdade, “os alugados” fazem uma proliferação incontrolável de desinformação pelas redes sociais, se torna cada dia mais importante discutir o papel do jornalismo feito com qualidade, seriedade e respeitando procedimentos rigorosos de apuração.

Sendo assim não adianta espernear, berrar como já diz o ditado quem não deve não teme... Nem treme.