sexta-feira, 26 de maio de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA EDIÇÃO DA CAMPANHA “MAIO VERMELHO” CONTRA O CÂNCER DE BOCA

Qualquer parte do corpo pode ser acometida por um câncer mas, as regiões da boca e garganta são mais suscetíveis a tumores que surgem a partir de agentes como o álcool e o tabaco.  A estimativa de novos casos da doença a cada ano é alarmante: quase 15 mil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Dia 24 é comemorado nacionalmente o Maio Vermelho – a ação de prevenção ao câncer de boca. A coordenação de Prevenção do Setor de Saúde Bucal integrante da secretaria de saúde com o apoio da  prefeitura Municipal de Pinheiro iniciaram essa prevenção pela primeira vez na cidade !
Esse movimento aconteceu na praça do centenário com várias programações: exame clínico bocal, orientação de higiene bocal, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido, vacina e sorteio de kits.
A ação foi importante para esclarecer aos pinheirenses detalhes sobre o assunto. A princípio os sintomas são:
  • As feridas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, feridas superficiais (podendo sangrar ou não)
  • Nódulos,
  • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca.
  • A presença de hábitos como o tabagismo,
  • O alcoolismo,
  • Exposição aos raios solares sem proteção aumentam a prevalência da doença.
O câncer pode acometer várias partes da cavidade oral.  Os tumores podem se manifestar nos lábios, língua, bochechas e até as gengivas.
O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. A incidência desse câncer entre os homens é o dobro que das mulheres, predominando nos indivíduos idosos. É importante manter uma dieta balanceada, boa higiene oral, proteção solar de rosto e lábios e cessar tabagismo, assim a população pode se prevenir do câncer bocal.