Jornalismo com seriedade: FARMÁCIAS POPULARES SÃO FECHADAS EM TODO O PAÍS PELO GOVERNO FEDERAL, INCLUSIVE PINHEIRO

domingo, 20 de agosto de 2017

FARMÁCIAS POPULARES SÃO FECHADAS EM TODO O PAÍS PELO GOVERNO FEDERAL, INCLUSIVE PINHEIRO


A Prefeitura Municipal de Pinheiro recebeu uma notificação do Ministério da Saúde no dia 14 de Junho de 2017. 
A decisão proferida requer o encerramento das atividades da unidade de Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil no município de Pinheiro.
Em função da decisão proferida pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) no dia 30 de março de 2017, informam que o fim do repasse de manutenção e desapropriação da unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil no município de Pinheiro, ficando autorizado o fechamento desta unidade na data de 30/06/2017.
O governo decidiu fechar as farmácias do programa popular que são mantidas com recursos federais. Os pacientes agora vão ter que recorrer às farmácias conveniadas.
O problema é que nem todos os remédios estão disponíveis nessas farmácias. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de graça ou com preços baixos. Nas farmácias que foram fechadas – as do governo federal- são oferecidos 125 remédios.
Foi para economizar dinheiro a decisão de não repassar mais verba para manter as farmácias abertas. O governo diz que a maioria das pessoas que buscam essas farmácias quer medicamentos que são encontrados também nas farmácias conveniadas.
O Ministério da Saúde informou que em média, por mês, o programa atende quase dez milhões de pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais.
Essa foi mais uma tentativa da oposição de atacar a atual gestão, onde tentaram passar para a população que a culpa do fechamento dessas farmácias seria da gestão municipal de Pinheiro, sendo que essa foi uma decisão do governo federal.