domingo, 24 de setembro de 2017

Sebrae realiza missão técnica inédita com caprinocultores maranhenses


 A missão técnica “Expocapril no Sertão” será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro em Sobral-CE.

Um grupo formado por 35 pequenos empreendedores rurais, ligados ao segmento da ovino caprinocultura, está de malas prontas para embarcar em uma missão técnica que tem como destino a Embrapa Caprinos e Ovinos, maior centro de excelência no assunto do Brasil, localizada na cidade de Sobral, no estado do Ceará.
A missão técnica “Expocapril no Sertão”, é uma iniciativa inédita do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), através da atividade de atendimento da sua unidade regional em Pinheiro e tem como principal objetivo a promoção do acesso à informação e a tecnologia na criação, manejo, aproveitamento e comercialização de caprinos e ovinos, de uma maneira que os conhecimentos e técnicas adquiridas durante a missão, possam ser aplicados e disseminados a outros criadores no território maranhense.
“Estes pequenos empreendedores rurais, quando decidem participar de uma missão, estão demonstrando todo o seu poder de pensamento empresarial, eles estão um passo à frente dos demais, isso por si só já demonstra a contribuição que o Sebrae vem trazendo para esses criadores aqui da região. Aqueles que estarão participando da missão só tem a ganhar, não apenas financeiramente após aplicar as técnicas que serão repassadas, mas também socialmente uma vez que eles poderão ser multiplicadores das boas práticas que aprenderão, transformando positivamente, de alguma forma, a realidade da região” destacou o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, que coordena a iniciativa.
Outro aspecto importante da caravana é a participação dos criadores envolvidos diretamente na 10ª edição da Expocapril, exposição que acontece em novembro na cidade de Bequimão, e que já entrou para o calendário de realizações do agronegócio no estado do Maranhão. A ideia é que esses produtores possam adquirir conhecimento, know-how, novas estratégias e atrativos para a realização do evento.
“Essa missão será com certeza um divisor de águas para nós que somos criadores aqui na região, essa oportunidade que o Sebrae está proporcionando é sem precedentes. Tenho certeza que o grupo que está indo nessa jornada voltará totalmente transformado, pois o conhecimento tem essa capacidade e nós estamos indo para busca experiências que nos ajudem a melhorar os nossos rebanhos e, consequentemente, a nossa qualidade de vida, ajudando a desenvolver também a nossa região” explicou Leônidas Viegas Almeida, criador e presidente da Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ).
Além dos empreendedores rurais, participarão da missão, secretários municipais de agricultura e abastecimento e técnicos representantes de prefeituras da baixada e litoral ocidental maranhense. A missão permitirá ao público alvo - criadores e técnicos - acesso a conhecimentos atualizados sobre os procedimentos de manejo e inovação para a sustentabilidade da ovinocaprinocultura assim como, fortalecimento do networking e o intercâmbio de experiências.
A missão Expocapril no Sertão tem o apoio das associações de caprinocultores dos municípios de Bequimão e São João Batista e da Prefeitura Municipal de Bequimão. 08 municípios da Baixada e do Litoral ocidental maranhense estarão representados, são eles: Pinheiro, Bequimão, Alcântara, São João Batista, Cajapió, Mirinzal, Central do Maranhão e São Bento. 
A Embrapa Caprinos e Ovinos é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, criada em junho de 1975 ela tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade.
A unidade da Embrapa em Sobral conta com uma estrutura física, equipada com laboratórios para pesquisas que integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral (Nubis), que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

PROGRAMAÇÃO
A programação reúne uma série de visitas técnicas, como a que acontecerá a comunidade de Taperuaba uma das referências em caprinocultura na região, e palestras sobre produção e comercialização da cadeia produtiva de ovinos e caprinos, que serão guiadas pela equipe do Sebrae no Ceará. 
A Embrapa preparou um cronograma de atividades específicas que incluem uma visita técnica ao Campo Experimental do Centro Nacional de Pesquisa em Caprinos e Ovinos e a fazenda Lagoa Seca, que fica localizada no município de Cariré-CE e possui uma unidade de referência com tecnologias da Embrapa em seu sistema de produção. Os produtores conhecerão ainda a comunidade rural Sítio Areias e sua unidade de aprendizagem em tecnologias da Embrapa.
“As atividades da missão foram pensadas de uma forma em que eles ficassem imersos no mundo da ovinocaprinocultura. Serão três dias intensos de muito conhecimento e que sem dúvida nenhuma irão transformar a forma de como esses empreendedores veem os seus negócios rurais” afirmou a Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

A programação ainda terá espaço para oficinas especializadas em manejo de rebanho, onde os produtores conhecerão novas técnicas de controle integrado de verminose; elaboração de escrituração zootécnica; técnicas de forragicultura; sistemas Agroflorestais e orçamentação forrageira. O grupo retorna para o Maranhão na quarta-feira.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTICIAS!