Jornalismo com seriedade: Clã Sarney já perdeu o PRB, PP, PTB, PR e o DEM…

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Clã Sarney já perdeu o PRB, PP, PTB, PR e o DEM…

As eleições 2018 se aproximam e as perdas para a família Sarney só aumentam a cada dia. Ao menos cinco partidos de peso que a oligarquia maranhense dava como certo estão fechados com o projeto de reeleição do governador Fávio Dino.
O Partido Republicano Brasileiro – PRB, do deputado federal Cleber Verde, bateu o martelo há meses e estará no palanque do PCdoB. Na eleição estadual de 2014 a legenda apoiou o PMDB, do derrotado Edinho Lobão. Em 2010, os republicanos estiveram com Roseana.
Outra sigla de expressão que trocou de lado na politica maranhense é o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do deputado federal Pedro Fernandes. Historicamente aliado do clã-Sarney, os trabalhistas agora vão de Flávio Dino.
Nesta segunda-feira (16) foi a vez do Partido Progressista (PP) sacramentar o acordo com o atual Governador ao assumir o comando da secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). A legenda é liderada pelo prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas e o deputado federal Fufuquinha, até então aliados da oligarquia em decadência.
Comandado no Estado pelo deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, o Partido da República – PR vai apoiar o atual governo a continuar por mais quatro anos à frente do Palácio dos Leões. Josimar foi durante anos aliado dos Sarney’s, mas diante do cenário decidiu mudar para as próximas eleições.
A quinta baixa da oligarquia maranhense é o Democratas, liderada no estado pelos deputados Estênio Rezende (Estadual) e Juscelino Filho (Federal). A dupla está alinhada com o governador Flávio Dino e espera apenas o momento certo para oficializar o apoio.
E não são apenas o PRB, PP, PTB, PR e o DEM que mudaram de lado… Outros tantos partidos estão na mira do PCdoB para 2018, a exemplo do PROS, do histórico sarneysista Gastão Vieira.