Jornalismo com seriedade: Deu na Folha: Sarney Filho nunca assumiu frente política da família por não ter carisma e nem voto

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Deu na Folha: Sarney Filho nunca assumiu frente política da família por não ter carisma e nem voto



Sarney Filho
Em análise da situação da oligarquia Sarney nas eleições de 2018, o jornal Folha de SP fez uma série de avaliações sobre a ameaça que cerca o futuro do clã no Maranhão após as eleições do ano que vem. Em uma delas, a publicação conta que Sarney Filho nunca assumiu a frente política da família por não ter carisma e nem voto.
O jornal contou que “a rigor, nas palavras, Roseana se despediu da vida pública em 2014. Renunciou ao governo um mês antes de encerrar o quarto mandato, não transmitiu o cargo a Dino, viajou para os EUA com os netos e disse que cuidaria da saúde. Antecipou a volta, meses depois, citada na Lava Jato”.
A Folha diz ainda que “sua mãe, Marly, à época afirmou que queria que o caçula, Sarney Filho (PV), assumisse a frente política da família, mas o desejo da matriarca esbarrou no potencial eleitoral do filho. Na avaliação de interlocutores da família, carisma e votos são especialidade de pai e filha”.
Sem votos e sem carisma, a estratégia de José Sarney para o filho Zequinha é que Roseana puxe votos para o irmão, que disputará o Senado depois de 35 anos na Câmara Federal.
O risco de derrota para os dois é iminente, e representaria o melancólico fim da oligarquia que dominou o Maranhão por cinco décadas.