quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EDITORIAL DO DIA! Força do povo contra os poderosos

Força do povo contra os poderosos está justamente na organização e na mobilização de muitos - Créditos: Mídia Ninja

A sociedade é composta por vários grupos. Cada grupo tem uma determinada força, que pode ser: o número de pessoas que consegue mobilizar, a quantidade de dinheiro que se tem e o controle de determinados espaços de poder político.
Na nossa sociedade, a capitalista, os grupos mais fortes são aqueles com mais dinheiro. O poder econômico garante a esses grupos a capacidade de controlar os espaços de poder político. A mídia, os poderes executivo, legislativo e judiciário, são exemplos de espaços de poder político.
Na última semana se tornaram públicas as denúncias de corrupção feitas por executivos, por exemplos os três últimos presidente da Caixa Econômica Federal Muitos políticos e muitos partidos foram citados. A sensação que se tem é que ninguém presta, que todo mundo é corrupto, que a democracia não serve para nada. A torcida, às vezes, acaba sendo para que "venha alguém e dê um jeito". O perigo está aí!
A política é a forma de organização das pessoas para encontrar saídas coletivas para os problemas comuns. Desacreditar essa forma de construção coletiva e chamar um "salvador da pátria" é um grande risco. “Salvadores da pátria” podem significar o autoritarismo batendo à porta de nossas casas.
As perguntas que ficam são: a quem interessa uma saída autoritária? Por que certos setores, como a mídia, tentam fazer crer que ninguém presta?
A principal prejudicada com a destruição da política é a própria população. É a política que garante ao povo se organizar para fazer frente ao poder econômico. A força do povo contra os poderosos está justamente na organização e na mobilização de muitos.