terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Sebrae e prefeitura de Guimarães articulam ações para o ano de 2018

O encontro contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão e teve como objetivo discutir ações estratégicas para a região. 


Cumprindo agenda de trabalho na região do Litoral Ocidental, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esteve no último dia 19, na cidade de Guimarães. O gestor esteve no município juntamente com a equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, composta pela gerente regional, Graça Fernandes e o analista técnico, Fernando Diniz, reunidos com o vice-prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes. O objetivo da visita foi articular junto a prefeitura municipal de Guimarães ações estratégicas para potencializar o turismo na região neste ano.

Na ocasião, o superintendente destacou as ações que o Sebrae realizou no ano de 2017 no município e os resultados obtidos em benefício da regionalização turística de Guimarães. Dessa forma, a proposta de Martins é ampliar as programações promovidas e modernizar outras ações para a dinamização da economia local.

Também fez parte da pauta da reunião, ações de mapeamento da rota turística de Guimarães, levando em consideração a história cultural da cidade e seus aspectos socioculturais, além iniciar as discussões para articulações junto ao IPHAN, visando um planejamento para o tombamento de imóveis públicos antigos, com o objetivo de preservar a memória arquitetônica da localidade, para que assim seja fomentado o turismo histórico local.

“Ações de intervenção para a melhoria do município é um dos trabalhos do Sebrae e a cidade de Guimarães precisa desse movimento, para que a região seja vista no aspecto mais forte dela, que é o turismo. Nós, enquanto instituição, vislumbramos o local com um forte aporte turístico e dessa forma estamos dispostos a usar nossa técnica de trabalhar com projetos de melhorias e com uma gestão de qualidade para valorizar o que a cidade produz o que pode ser potencializado”, pontuou Martins.

Sobre o resultado do encontro, o vice-prefeito do município, Osvaldo Gomes, avaliou com boas expectativas a reunião de planejamento e considera que as ações organizadas irão movimentar o maior potencial de Guimarães. “O Sebrae mais uma vez na sua maneira de trabalhar gestão como um todo, nos mostrou que podemos ampliar o que temos, com muito mais gás e disposição, aproveitando os potenciais que a nossa região oferece para o turismo. Iremos então, oxigenar o que possuímos por natureza e cuidar do que temos de forma que seja visto e valorizado”, ressaltou Gomes.

ESTUDOS
Ao final da reunião, o diretor superintendente João Martins e a equipe regional do Sebrae em Pinheiro, entregou ao vice-prefeito de Guimarães, o Diagnóstico do Estudo do Turismo Religioso no Litoral Ocidenta e a Proposta de Roteirização Turística do Polo da Floresta dos Guarás, onde foram estudados quatro municípios, dentre eles Guimarães.
Os estudos apresentam resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Sebrae, por intermédio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Litoral Ocidental, hoje desenvolvido por meio da Unidade Regional de Pinheiro.

Diagnóstico - De acordo com o Diagnóstico do Estudo do Turismo Religioso no Litoral Ocidental, o turismo religioso no Maranhão, se manifesta pelas festividades religiosas que acontecem nas pequenas cidades do interior do estado e que ainda resistem em razão da manifestação de fé dos seus devotos, que mantêm tradições com o pagamento de promessas, ladainhas, novenas, procissões, romarias, levantamento de mastros, entre outras homenagens aos seus santos padroeiros.

Uma das principais festas identificadas pelo estudo do Sebrae no Maranhão é o festejo de São Sebastião, que acontece entre 10 e 27 de janeiro em oito dos 12 municípios do Litoral Ocidental. O festejo movimenta a economia da região nesse período dado ao volume de fiéis que vão à região participar dos festejos.

“Sabemos que esta festa religiosa acontece em diversos municípios maranhenses a exemplo de Carutapera, localizado na Amazônia Ocidental. Mas os festejos de São Sebastião no Litoral Ocidental, este ano, estimamos que deverá atrair pelos menos 50 caravanas que virão de Belém e de São Luís para participarem deste festejo em Alcântara, Peri Mirim, Bacuri, Cururupu, Porto Rico do Maranhão, Apicum Açu e Guimarães, o que vai movimentar todo o mercado local, desde os meios de hospedagem, os restaurantes e comércio”, explicou Martins.

Em alguns casos, como em Bacuri, no período em que há festas religiosas, a ocupação dos meios de hospedagem chega a ser de 100%. “Resultados como este e a riqueza do acervo natural, material e imaterial, nos mostrou que o território possui viabilidade para a estruturação de um roteiro turístico religioso, justificado pelo potencial de atratividade, pelo fluxo de pessoas que são atraídas pelos 33 atrativos turísticos e 21 festejos que mapeamos no Litoral Ocidental”, concluiu Martins.

Roteirização - Em relação à Proposta de Roteirização Turística do Polo da Floresta dos Guarás, onde foram estudados quatro municípios – Guimarães, Porto Rico do Maranhão, Cururupu e Bequimão – foram identificados e avaliados 23 atrativos turísticos, entre atrativos naturais e culturais.

Dentre os atrativos mapeados no estudo, os destaques foram a Ilha dos Lençóis e o Parque Estadual Manoel Luís. O primeiro por ser um santuário sócio ambiental que possui belezas naturais, um acervo do imaginário popular – ligado ao Sebastianismo – com lendas que podem despertar grande interesse turístico no mundo, enquanto o segundo é o maior parque de corais da América Latina.

“O estudo apontou que o maior potencial está em ecoturismo e turismo cultural, mas há trabalhos para serem feitos em governança e em infraestrutura, para aumentar o potencial de exploração sustentável dessa riqueza e o Sebrae no Maranhão orientará seu trabalho no sentido de criar condições para que os pequenos negócios ligados a cadeia de valor do turismo possam prosperar e para as prefeituras poderem criar uma ambiência para isso acontecer de uma forma sustentável e duradoura”, finalizou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.