Jornalismo com seriedade: PROFESSORES DE BREJO DE AREIA AGUARDAM PAGAMENTO DE ABONO, O RECURSO JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL NA CONTA DA PREFEITURA

domingo, 18 de fevereiro de 2018

PROFESSORES DE BREJO DE AREIA AGUARDAM PAGAMENTO DE ABONO, O RECURSO JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL NA CONTA DA PREFEITURA



O Governo Federal através do Ministério da Educação realiza os repasses federais institucionais para Estados brasileiros que não arrecadam o suficiente para manter as condições básicas de ensino nas redes municipais. Tais repasses acontecem mensalmente e são creditados na conta do FUNDEB. A cada ano a União faz uma estimativa dos valores que deverão ser enviados aos municípios, mas nem todo o recurso é creditado durante o ano em curso, 15% desse valore é repassado somente no início do ano seguinte. Esse restante correspondee ao percentual de 15%, o chamados resíduo.  Quando enviado pode ser utilizado 60% para pagamento de  abono aos professores da rede e o restante 40% desse valor pode ser utilizado para manutenção do sistema educacional.

ocorre que o município de Brejo de Areia-MA, acabou de receber no dia 02/02/2018 o valor de 819.120,53 (oitocentos e dezenove mil cento e vinte reais e cinquenta e três centavos), referente ao resíduo 2017, e acordo com matéria publicada por nós (reveja) em acordo firmado entre administração de Brejo de Areia e sindicato dos professores um abono para a classe seria pago em 2018, com esse recurso. Portanto a classe espera que o prefeito se digne a cumprir o acordo e depositar os valores correspondentes a casaservidor o mais rápido possível.

Nossa equipe conversou com representantes do sindicato (SINTRASEP/ BA) que informaram que se não for pago o abono aos professores, farão manifestações pelas ruas da cidade e entrarão com ação junto ao Ministério Público denunciando o caso.

Para conferir os valores basta digitar no Google, "daf bb e inserir nome da cidade, logo após escolher a data de início da pesquisa e a data final da pesquisa". O site mostrará os créditos da conta do FUNDEB .