segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Sebrae apoia estruturação da Rede Simples na baixada e litoral ocidental maranhense


O ciclo de treinamentos promovidos pelo Governo do Estado, através da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), foi iniciado pela regional de Pinheiro.



Pinheiro - Em uma articulação da diretoria executiva do Sebrae Maranhão, por intermédio do diretor superintendente João Martins e pela Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no estado, foi iniciado no município de Pinheiro, na manhã da última terça-feira (20), no auditório da unidade regional do Sebrae, o Ciclo de Treinamentos do Sistema Empresa Fácil, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema).  

Trinta e seis servidores públicos de dez municípios das regiões da baixada e do litoral ocidental maranhense participaram da capacitação que teve como objetivo prepará-los para a utilização e gerenciamento do sistema. Pinheiro, Cururupu, Alcântara, Bacurituba, Central do Maranhão, Bequimão, Santa Helena, Apicum Açu, Mirinzal e Palmeirandia, foram os municípios representados.
 Empresa Fácil é como foi batizado no estado do Maranhão o sistema que integra a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples), que tem como principal finalidade simplificar e diminuir o tempo e o custo para a abertura de empresas, desburocratizando e integrando procedimentos, evitando a duplicidade de exigências e gerando informações mais precisas, entre outros benefícios.
 O diretor superintendente João Martins, destaca a importância da RedeSimples para o empresariado do estado e a importâncias das parcerias nesse processo de implementação do sistema. “Todo este trabalho é resultado de parcerias, todas elas com um único intuito, desburocratizar o processo de constituição e extinção de empresas dentro do nosso estado. Hoje, o trabalho do Governo do Estado, realizado em conjunto com o Sebrae e outros órgãos parceiros, permite a utilização do sistema da RedeSimples, onde abrir ou até mesmo extinguir uma empresa no Maranhão deixou de ser uma odisseia que levava vários meses e agora pode ser solucionada em poucos dias. Contribuindo com esse trabalho o Sebrae acredita que está cumprindo de maneira eficaz com a sua missão”, afirmou Martins.
 Italo Guilherme é coordenador da Rede Sim no estado do Maranhão, segundo ele o ano de 2018 será um ano de solidificação da RedeSimples em todo o estado.
 “Hoje a RedeSimples já está implantada em todo o estado do Maranhão, esse foi um marco que alcançamos ainda em 2017 e agora no ano de 2018 estamos trabalhando para efetivar e otimizar esse trabalho, reunindo as prefeituras e treinando os seus representantes responsáveis pela RedeSimples”, afirmou Guilherme. O gerente substituto do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, destacou a importância da capacitação para que os municípios que integram a regional criem um ecossistema cada vez mais favorável para a criação e implantação de novas empresas.
 “A unidade regional do Sebrae em Pinheiro tem feito um trabalho intenso e constante de acompanhamento, para que os municípios da baixada e do litoral ocidental maranhense possam se integrar e utilizar ferramentas que agilizem os processos, como a RedeSimples, em benefício da classe empresarial”, disse Soeiro.
 Dando continuidade ao ciclo de treinamento pelo estado, a próxima cidade a receber a equipe da Jucema será Pedreiras, na região do Médio Mearim. A data ainda está sendo definida.