segunda-feira, 30 de abril de 2018

Quanto custa o apoio de um vereador na eleição de Deputado

O valor do passe desses políticos varia muito também. Estima-se, segundo os comentários de bastidores, que em cidades como Bacabal, Caxias e Timon, Pinheiro, custa em torno de 70 mil e 40 mil.


Está aberta a tempora de caça aos apoiadores dos candidatos. Legalmente todos são pré-candidatos até que sejam escolhidos em convenção partidária e registrados como candidatos na Justiça Eleitoral. Na prática a história é bem outra e todos se comportam como se candidatos fossem. 
E nesse mister, enchem as estradas em busca de apoio. Os mais procurados são ex-prefeitos; candidatos derrotados mas que tiveram boa votação; vereadores e gente dessa estirpe. 
Os valores negociados para o apoio variam e nao há um parâmetro de beleza ou feiura, de popularidade ou localização geográfica. O que impera é a lei da conveniência. Tem gente que negocia o apoio para a próxima eleição e só pede mesmo que o candidato desta pague as despesas básicas. Outros negociam empregos nas prefeituras onde os candidatos deste ano são aliados do prefeito. 
Há outros que negociam dinheiro vivo para fazerem a campanha. Em geral esses são vereadores, muitos dos quais nem conseguiram ainda pagar as contas da campanha que os elegeu.
O valor do passe desses políticos varia muito também. Estima-se, segundo os comentários de bastidores, que em cidades como Bacabal, Caxias e Timon, Pinheiro, no interior do Maranhão, o apoio de um vereador para um candidato a deputado federal custe 70 mil reais. Para apoiar um deputado estadual o preço seria mais baixo 40 mil reais.