quinta-feira, 26 de abril de 2018

TchauGuerreira ! Ida de Roseana para o exterior alimenta notícia da desistência



Não causa espanto a ninguém que uma filha deixe todos os seus afazeres para cuidar de uma mãe em tratamento de saúde. Desde que essa filha não seja uma política que sempre priorizou a política e está em plena processo de preparação para uma campanha eleitoral.
É por esse motivo que ao embarcar para os Estados Unidos nessa quarta-feira (25) a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) deixou para trás o burburinho de que se trata de mais um sinal de que ela desistirá de concorrer na eleição para governador do Maranhão.
Declarada pré-candidata, embora sem nenhum ato oficial, Roseana Sarney é o plano A para que a oligarquia Sarney volte ao Palácio dos Leões. De concreto mesmo, Roseana se limitou a alugar um ônibus e percorrer algumas cidades. O projeto é que depois da caravana seria feita uma pesquisa que em tese a apontaria como favorita e aí sim a ‘Guerreira’ se lançaria de corpo e alma na pré-campanha.
Muita coisa não deu certo nesse projeto. Além de não ser bem recepcionada, sem conseguir reunir mais do que duas dezenas de pessoas nas cidades por onde passou, Roseana Sarney ainda sofreu o desgosto de ver boa parte dos filiados do MDB debandarem para outros partidos.
O fato é de causar estranheza. Políticos buscam mandatos e poder. Como conceber que diante de uma suposta possibilidade de vencer uma eleição como assegurava Roseana, esses políticos tenham saído do MDB buscando outros partidos? São sinais.
A ida da ‘Guerreira’ para o exterior, a pretexto de acompanhar sua mãe, Dona Marly em tratamento de saúde, é mais um deles. Talvez o mais sintomático de todos.  O certo é que com a escapadela de Roseana e sua volta somente no final de maio, a disputa fica mais pobre. O próprio Governador Flávio Dino, em entrevista ao O Imparcial (releia) disse que não escala adversário e sobre Roseana disse: "Estamos preparados para essa disputa. Sendo a ex-governadora Roseana Sarney, vai ficar algo bem mais simples você comparar os 14 anos de governo dela com osd três anos nossos e mostrar exatamente os resultados adminsitrativos, políticos, mostrar a conjuntura de cada um, m,ostrar que eles, no tempo da bonança, no tempo das vacas gordas, não souberam aproveitar. E como nós, que pegamos um tempo com tantas dificuldades, estamos mostrando tantos resultados”