Jornalismo com seriedade: Eduardo Cunha recebeu 52 milhões em propina na Suíça e em Israel, aponta PGR

sábado, 19 de dezembro de 2015

Eduardo Cunha recebeu 52 milhões em propina na Suíça e em Israel, aponta PGR




Folha - A Procuradoria-­Geral da República diz ter reunido provas de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-­RJ), recebeu R$ 52 milhões em propina na Suíça e em Israel da Carioca Engenharia.

Dois sócios da Carioca relataram o pagamento a Cunha em acordo de delação premiada que fecharam com a Procuradoria. O caso foi revelado pela revista "Época" e confirmado pela Folha.

O pagamento foi dividido em 36 prestações, de acordo com os delatores Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, os donos da empresa. O suborno foi pago, segundo eles, para que a empresa recebesse R$ 3,5 bilhões do FGTS-­FI, o fundo de investimento que usa recursos do Fundo de Garantia.

Um aliado de Cunha, Fábio Cleto, cuidava do FGTS e de loterias na Caixa Econômica Federal. Demitido pela presidente Dilma Rousseff na última quinta (10), ele era vice-presidente de Fundos de Governo e de Loterias da Caixa. Foi o próprio Cunha que acertou e cobrou a propina, sem o uso de intermediários, ainda segundo os donos da Carioca Engenharia. A empreiteira participa da revitalização da zona portuária do Rio, num projeto chamado Porto Maravilha, junto com a OAS.