Jornalismo com seriedade: Prefeituras do Maranhão fecham as portas em protesto contra a crise no Brasil

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Prefeituras do Maranhão fecham as portas em protesto contra a crise no Brasil



Prefeitos alegam que administrações municipais operam no vermelho




Prefeituras maranhenses amanheceram de portas fechadas nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, em protesto contra a crise financeira do Brasil que atinge os municípios. Somente serviços essenciais estão funcionando.
Prefeitos e prefeitas manifestam, na BR – 135 ( próximo a Ponte do Estreito dos Mosquitos ), em ato público visando mostrar para a sociedade a situação financeira difícil que está prejudicando as administrações municipais.
Informações da Secretaria do Tesouro Nacional revelam que as Prefeituras maranhenses irão encerrar o ano com uma perda de aproximadamente R$ 195 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassado pelo Governo Federal.
Segundo a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), no primeiro decênio do FPM deste mês de dezembro, foi registrado déficit de 25,17% nos repasses em relação ao mesmo mês de 2014. Para janeiro de 2016 é esperado forte impacto negativo de 17,2%.
Durante o ato, os gestores irão apresentar dados que mostram as dificuldades pelas quais as administrações municipais estão passando para manter os serviços públicos em dia e executar novos.
Além da queda constante de recursos do FPM, prefeitos e prefeitas abordam outros assuntos que, de acordo com eles, estão dificultando as gestões, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.