segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PATRICIA VIEIRA VAI ENTRAR NA DISPUTA EM BACABAL



PATRICIA VIEIRA VAI ENTRAR NA DISPUTA EM BACABAL
O nome de Patricia Vieira, esposa do ex-deputado federal Zé Vieira, é um dos nomes mais comentados nos bastidores da política nesse começo de ano eleitoral.
A impossibilidade de Zé Vieira ser candidato faz dela sua herdeira eleitoral. E quase todos os políticos da cidade de Bacabal a cortejam. As aferições do ano passado mostravam a jovem com 10 por cento das intenções de voto. 
Quase todos?
Sim, o pré-candidato Eufrásio Filho (Solidariedade) não corteja. Ele já adiantou que não usará da mesma prática política vigente há anos, de cooptar lideranças ou fazer alianças que inviabilizem uma futura administração.
O cenário político em Bacabal e as hipóteses
Falando em Eufrásio, além da pré-candidatura dele continuam posta as de Roberto Costa (PMDB) e a de Florêncio Neto (PHS). Muito embora tenham demonstrado uma aproximação, Roberto Costa e Florêncio continuam trabalhando suas pré-candidaturas isoladamente.
Os comentários em torno do nome de Eufrásio Filho cresceram favoravelmente. A cada declaração, ele demonstra estar firme na intenção de ser um candidato diferente, tanto que já anunciou o nome do seu candidato a vice-prefeito, o empresário Jackson Leite (veja)
Em relação aos demais políticos, quem observa com lente de aumento o cenário político não consegue ver uma definição sobre quem realmente vai disputar a eleição. São muita hipóteses:
1. Alguns dizem que o deputado Carlinhos Florêncio não vai manter a candidatura do filho e poderá se unir a Roberto Costa se este for candidato, com o compromisso de uma eleição para deputado e o lançamento de um nome na próxima eleição municipal.
2. Outros afirmam que é bem provável que os Florêncio se aliem ao prefeito José Alberto, com os mesmos compromissos ditos acima.
3. Outros chegam a jurar que Roberto Costa não será candidato e abrirá para o nome do senador João Alberto
4. Se isto acontecer, garantem outros, Zé Alberto não seria candidato à reeleição e apoiaria João Alberto.
5. Haveria, segundo alguns observadores, uma outra situação em que Zé Alberto abriria mão de concorrer, seria uma aliança com Zé Vieira para lançar o nome de Patricia Vieira como candidata a prefeita.
O prefeito José Alberto Veloso é um poço de mistério. Nem os aliados mais próximos conseguem determinar se ele será candidato à reeleição. A forma como conduz a administração e a falta de articulação política demonstram que ele não tem o menor interesse em ser candidato. Mas não se pode esperar muita lógica no comportamento dos políticos.