sábado, 27 de janeiro de 2018

PONTO DE VISTA!!! EDITORIAL SEMANAL.

Resultado de imagem para ponto de vista politico

Campanhas políticas antecipadas podem trazer danos para os seus protagonistas — podem ferir a legislação eleitoral, que as proíbe, e também ferir a sensibilidade do eleitor, que diante de tantos problemas no dia a dia vê (pré) candidatos tratando de algo que só vai acontecer daqui há 06 meses. Mas nada disso impede que elas aconteçam. Para escapar de possíveis punições, eles dizem que não estão infringindo a lei, apenas participando de atos para os quais foram convidados. E quanto à sensibilidade do eleitor, que — no caso do gestor — talvez preferisse que ele estivesse cuidando dos assuntos da sua gestão, o argumento é que a ausência para participar dos atos não atrapalha a administração.
O raciocínio exposto vem a propósito do fato de que estamos neste momento com uma clara campanha antecipada. Só aqui no Nordeste, por exemplo, tivemos a visita de três nomes sob medida para ilustrar o que estamos dizendo: Lula, do PT, e João Doria (PSDB). Com também Waldir Maranhão que sempre esta na Baixada Maranhense visitando seus correligionários, não são os únicos, porém os mais proeminentes em um mundo ideal, campanhas antecipadas não existiriam. No mundo real, a situação é diferente. Alguns fatores as estimulam, e quando eles estão presentes a corrida eleitoral vai para as ruas logo. Entre esses fatores estão vácuos de poder, rejeição popular dos dirigentes,  crise política com efeitos sobre indefinições de candidaturas. Já no caso da Baixada maranhense há uma Incógnita: Quem será o candidato a Deputado Estadual! Será que tem algum a altura para representar a Baixada maranhense na Assembleia legislativa.
. Além disso, temos ainda o detalhe de que a próxima campanha será mais curta que as anteriores, com menos recursos e com a propaganda de rádio e TV sob limitações (que tornam bem mais difícil, por exemplo, a desconstrução dos adversários)

Sem estabelecer juízos de valor sobre o comportamento de A ou de B, o fato é que toda essa sofreguidão passa um pouco a impressão de forças e personagens políticos lutando por ascensão, enquanto o povo fica em segunda plano.