SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CANDIDATURA DE LOBÃO AINDA ATRAPALHA SARNEY FILHO

Esq.: Valter Campanato-ABR / Wilson Dias-ABR
O deputado federal Sarney Filho (PV) continua incomodado com o atual cenário para a disputa do senado, depois de ser preterido duas vezes pelo Clã Sarney para uma disputa majoritária, Zequinha finalmente disputaria um cargo mais alto após tantos anos como deputado federal; o Clã conseguiu momentaneamente convencer João Alberto a não ser candidato à reeleição; Carcará deverá ser candidato a vice-governador na chapa de Roseana Sarney; mas a solução para o presidente da Comissão de Ética do senado não resolve os problemas da disputa senatorial do Clã
O deputado federal Sarney Filho (PV) continua incomodado com o atual cenário para a disputa do senado. Depois de ser preterido duas vezes pelo Clã Sarney para uma disputa majoritária, Zequinha finalmente disputaria um cargo mais alto após tantos anos como deputado federal.
O Clã conseguiu momentaneamente convencer João Alberto a não ser candidato à reeleição. Carcará deverá ser candidato a vice-governador na chapa de Roseana Sarney ou até a governador caso a ex-governadora não entre na disputa. Mas a solução para o presidente da Comissão de Ética do senado não resolve os problemas da disputa senatorial do Clã.
Os Sarneys sabem o quanto pesa a candidatura de governador para a candidatura de senador. O governador Flávio Dino, além de estar bem nas pesquisas, controla a máquina estatal e uma força política gigantesca, tendo retirado fortes lideranças do Clã. Por isso, Sarney Filho sabe que se fizer um senador, o Clã elege apenas um de sua chapa. Isso se fizer, porque se fizer a força que fez para eleger Roberto Rocha, Flávio Dino, no governo, consegue eleger seus dois senadores.
Aí está o drama de Sarney Filho. Como o seu grupo político só tem chance de eleger um senador, seria importante ter um segundo nome mais fraco na chapa. Hoje, o senador Edison lobão está decidido a ser candidato novamente. Garantiria um último mandato e provavelmente deixaria o cargo antes do final para seu filho Edinho Lobão, que sempre é seu suplente.
Lobão é um político com tamanha consolidação de densidade eleitoral que não precisa fazer campanha para ter votações estratosféricas. Do nível que no Maranhão nos últimos 50 anos só tivemos mais dois: Cafeteira (aposentado) e João Castelo (falecido). É inegável que nesta chapa, Lobão terá mais votos que Zequinha. Por isso, a candidatura de Lobão atrapalha muito os planos do filho de José Sarney.
O ministro do Meio Ambiente pode ficar sem mandato, coisa que ele não sabe como é desde a década de 70, e acabar de vez com seu sonho de voos mais altos na carreira política, já que a derrota enfraqueceria definitivamente o grupo Sarney e no próximo pleito será apenas uma vaga de Senador, tornando ainda mais difícil uma nova tentativa.