Jornalismo com seriedade: Waldir Maranhão é o melhor nome ao Senado no Maranhão

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Waldir Maranhão é o melhor nome ao Senado no Maranhão


Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Há oito meses das eleições, o Pré-Candidato Waldir Maranhão (Avante), vai se firmando como a melhor opção da esquerda para disputar e vencer a corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal.
Apesar de filiado ao Avante, Waldir está a um passo de disputar as eleições pelo Partido dos Trabalhadores, do qual abraçou desde 2016, numa atitude corajosa, anulando o midiático processo de Impeachment de Dilma Rousseff e, que só não logrou êxito , pelo desprezo de Renan Calheiros então Presidente do Congresso Nacional, que rejeitou a sua anulação sem nem ler.  
Apesar do chororô de Zé Reinaldo Tavares (sem partido), seria uma incoerência do Governador Flávio Dino (PCdoB), apoia-lo em sua aventura ao Senado. Zé Reinaldo, nunca abraçou o projeto político de esquerda mesmo quando rompeu com a família Sarney e uniu-se a Jackson Lago(PDT). Os ranços da direita sempre o acompanharam e maior prova disso foram as votações a favor do Impeachment de Dilma e do não ao processo de Temer  no STF nas duas vezes que ocorreram, além da votação legitimando a intervenção federal no Rio semana passada. 
O ex-governador Zé Reinaldo teve sua fatura liquidada por ter criado o político Flávio Dino, nas eleições de 2014, quando Flávio o elegeu deputado federal. Depois de passar o constrangimento de afirmar que Dino teria o escolhido para a segunda vaga que terá o apoio governamental  a mando de Rodrigo Maia do DEM e,  ser publicamente desmentido,  ele não teria outra opção do que a de  trilhar sozinho o sonho de trocar um mandato certo de deputado federal por um duvidoso de Senador. Zé Reinaldo não irá para o DEM onde tem encontrado resistências e sim para o PSDB, onde terá o apoio total do Senador Roberto Rocha. 
Eliziane Gama , que ora esteve no PPS, ora na Rede Sustentabilidade  , é uma pessoal instável assim como o próprio PPS de  Roberto Freire , Partido que resolveu ficar depois de muitas idas e vindas. Eliziane tem em seu histórico uma inconstância política incomum como nenhum outro político do Maranhão. Após perder as eleições em 2012, resolveu se fechar em copas e não apoiou nem Holandinha ( na época no PTC) e nem João Castelo (PSDB), isolando-se no pleito. Naquela época Eliziane se distanciou de Flávio Dino (PCdoB) principal cabo eleitoral do prefeito reeleito Holandinha  hoje no PDT), do qual nunca escondeu uma grande indisposição de ideias.