O
SAMU de Pinheiro, recebeu nesta segunda-feira (11) uma vistoria realizada pelo
Ministério Público do Trabalho com as presenças da Procuradora do Trabalho –
PRT 16º Região Dra. Anya Gadelha Diógenes e do Juiz do Trabalho Érico Renato
Serra Cordeiro.
A
vistoria consiste numa diligência final sobre denúncia realizada em 2015 que
apontava graves irregularidades no ambiente de trabalho que iam desde a pneus
carecas das ambulâncias até a falta de água potável para consumo.
O
prédio também não possuía extintores de incêndio e nem certificado de aprovação
das instalações emitido pelo Corpo de Bombeiros.
A
primeira diligência ocorreu em outubro de 2015 e resultou numa Ação Civil
Pública, pois o gestor da época não manifestou interesse no Termo de Ajuste de
Conduta.
Quando
assumiu a gestão em janeiro de 2017, o atual Prefeito de Pinheiro, João Luciano
encontrou a situação do SAMU em estado bem pior ao constatado pelos servidores
do Ministério Público do Trabalho.
De
lá pra cá, a atual gestão investiu em recuperação das ambulâncias, reformou o
prédio do SAMU e instaurou todos os procedimentos exigidos pelas normas como o
E-Sus – Sistema de Registro de Ligações, implantação do NEPE – Núcleo de
Educação Permanente, aumentou o número de profissionais do Serviço, organizou e
ambientou o local de trabalho, providenciou fardamento e material de EPI novos
e adequados, entre outros.
Na
diligência ocorrida hoje, tanto o Juiz do Trabalho quanto a Procuradora do
Trabalho puderam comprovar as mudanças e avanços alcançados após um ano e meio
de trabalho e parabenizaram a atual gestão pelo compromisso e responsabilidade
com o servidor público e com a sociedade pinheirense.
Postado Por: Willian Redondo - 12 de junho de 2018 - Pinheiro - Ma