Jornalismo com seriedade: PREFEITO DE BOM JARDIM É ALVO DE DENUNCIA DE DESVIOS DE RECURSOS NO TRANSPORTE ESCOLAR

domingo, 16 de dezembro de 2018

PREFEITO DE BOM JARDIM É ALVO DE DENUNCIA DE DESVIOS DE RECURSOS NO TRANSPORTE ESCOLAR


O prefeito Francisco Araújo (PSDB) de Bom Jardim, a 275 km de São Luís, está sendo alvo de denúncias de desvio de recursos na área da Educação. As denúncias são semelhantes às que levaram à cassação do mandato de Lidiane Leite, que ficou conhecida nas redes socais como "prefeita ostentação" por levar uma vida de luxo. 

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) iniciou uma investigação, a partir de denúncias da comunidade, e constatou irregularidades no transporte escolar do município. O Promotor de Justiça, Fábio Santos Oliveira, diz que veículos paus de arara estão sendo utilizados no transporte de alunos e por falta de segurança acaba colocando em risco a vida deles. “As irregularidades encontradas pelo Ministério Público na prestação de serviços são gritantes. Nós vimos que veículos paus de arara chegavam a transportar 50 alunos na carroceria, colocando em grave risco a vida dos alunos”. Caso onde existe ônibus no transporte escolar, os alunos reclamam do número de alunos que o veículo não cabe todos, indo completamente abarrotado de estudantes.
Suspeitas de irregularidades em licitações de contrato do transporte escolar levaram o Ministério Público a mover Ações contra o Município e contra o prefeito Francisco Araújo, que teve os bens bloqueados por ordem da Justiça. O Promotor explica que após aprofundarem a apuração e observarem detalhes do contrato de prestação do serviço mais irregularidades foram encontradas. 
“Identificamos um grande esquema de beneficiamento de uma empresa chamada RL de Farias, na qual a Prefeitura de Bom Jardim fez com que essa empresa ganhasse três licitações, sendo uma de transporte escolar, uma de aluguel de veículo e outra de aquisição de veículos. O valor total é de aproximadamente de R$ 2 milhões”, contou o promotor Fábio Santos.