Jornalismo com seriedade

quinta-feira, 25 de abril de 2024

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL RESULTA NA APREENSÃO DE DROGAS E PRISÃO DE UMA PESSOA EM TIMON

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL RESULTA NA APREENSÃO DE DROGAS E PRISÃO DE UMA PESSOA EM TIMON

POR: ASCOMPC/MA

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, uma megaoperação de combate ao crime de tráfico de drogas em bairros do município de Timon, no Leste maranhense. A ação policial tem como base investigações coordenadas pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da cidade.

Durante as diligências, as equipes policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a pessoas investigadas, além de um mandado de prisão preventiva.

Como resultado do trabalho policial, foi apreendida uma grande quantidade de entorpecentes, entre maconha e crack, um valor de 10 mil reais em espécie, além de apetrechos utilizados no tráfico de drogas.

Imagem do material apreendido na ação policial.

Segundo a delegacia especializada, as ações tiveram como principal alvo, uma localidade conhecida como Beira da Linha, situada no bairro Guarita, em Timon, conhecido por uma intensa movimentação de usuários de entorpecentes.

As equipes policiais estiveram em uma região de mata, onde conseguiram localizar os entorpecentes enterrados dentro de tonéis. O material ilícito foi localizado com ajuda dos cães farejadores do Núcleos de Operações com Cães (NOC) das Polícias Civil dos estados do Maranhão e Piauí.

O preso e os entorpecentes foram apresentados na sede da DENARC para serem tomadas as medidas cabíveis.

DUAS MULHERES SÃO PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL POR TRÁFICO DE DROGAS NA BAIXADA MARANHENSE

DUAS MULHERES SÃO PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL POR TRÁFICO DE DROGAS NA BAIXADA MARANHENSE

POR: ASCOMPC/MA 

Na noite da última quarta-feira(24), em uma ação rápida realizada na cidade de Pinheiro, região da Baixada Maranhense, a Polícia Civil, conseguiu prender em flagrante duas mulheres pelo crime de tráfico de drogas. Com a dupla, os policiais apreenderam uma grande quantidade de crack e cocaína.

As prisões ocorreram após a Delegacia de Polícia da cidade Bacuri receber informações anônimas dando conta de que duas mulheres transportando drogas haviam embarcado da cidade em ônibus que faz a linha Apicum-Açu/Belém, capital do Pará.

De posse das informações, a Delegacia de Bacuri entrou com contato com a equipe da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, visando o compartilhamento da denúncia que, de imediato, montou campana no Povoado Ponta Branca, zona rural de Pinheiro, a fim de interceptar o ônibus, tendo êxito ao final.

As mulheres foram identificadas e presas, pois com elas os policiais apreenderam todo o entorpecente que estava dividido em duas mochilas.

Na sede da delegacia, as duas mulheres foram autuadas pelo crime e encaminhadas para Unidade Prisional em Pinheiro, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

ABSURDO! Abatedouro de Vitorino Freire-MA deixa população em risco

Prefeita Luanna Rezende e o abatedouro municipal de Vitorino Freire-MA

É desumano como a prefeita Luanna Rezende deixa funcionar o abatedouro municipal de Vitorino Freire-MA sob condições de higiene precárias.

As imagens do local com as carnes bovinas em condições impróprias para consumo. A saúde das pessoas, tanto do público consumidor quanto dos trabalhadores, estão em risco.

Os instrumentos utilizados para cortar animais não passam por esterilização e os corpos dos gados são manipulados diretamente no chão imundo.

O local não possui um inspetor de abate ou médicos veterinários, como previsto em lei. Os funcionários não utilizam Equipamento de Proteção Individual (EPI) e no vídeo tem um homem que aparece de chinelo.

O consumo de carnes abatidas em locais que não seguem as normas de vigilância sanitária podem ocasionar até doenças através da ingestão de toxinas, bactérias, vírus, protozoários e helmintos.

O que vem acontecendo em Vitorino Freire é considerado crime ambiental e crime contra saúde pública (Lei Federal n°8.137/90) sob Pena de detenção de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa.

É preciso que as autoridades tomem as medidas cabíveis para interdição do local.


VEJA O VÍDEO:

Pastor assassinado em Teresina estava em prostíbulo antes do crime, diz polícia


Foram presas na manhã desta quarta-feira (24) Maria Pereira e Karine por envolvimento no assassinato do pastor Antônio Francisco dos Santos Sousa, de 50 anos. O corpo foi encontrado sem roupas no dia 1º de abril em um matagal no bairro Cacimba Velha, zona rural Leste de Teresina (PI). As investigações da Polícia Civil apontam que o último passo da vítima com vida foi no prostíbulo Balde Azul, onde as presas são proprietárias.

INVESTIGAÇÃO: Há hipóteses de que o crime tenha sido motivado por um dinheiro anunciado pela vítima às mulheres. A dupla está presa temporariamente, pois a Polícia Civil colheu câmeras de segurança que registraram Maria e Karine sacando valores que podem ser do pastor. No Balde Azul foram apreendidos 30 invólucros de cocaína, seis munições de calibre.32 e três balas calibre 765.

“Durante a investigação a gente constatou que o último passo da vítima com vida foi no estabelecimento Balde Azul. Em razão disso, a gente solicitou a prisão delas e de outros elementos que eu não posso aqui declinar, e agora a gente vai interrogar, extrair mais informações sobre o fato”, disse o delegado Divanilson Sena.

MORTE: O laudo cadavérico confirmou que o pastor Antônio Francisco dos Santos Souza foi assassinado com resquícios de crueldades, por meio de 20 perfurações de arma branca.

Pai e filha são assassinados a tiros na porta de casa no interior do Maranhão

 

Um homem identificado como Cleiso e a filha dele, de apenas 1 ano, foram mortos a tiros na tarde do último domingo (21), no bairro Morro da Arábia, no município de São Bernardo, a 374 km de São Luís.

Segundo as primeiras informações, por volta das 17h, Cleiso estava com a criança no colo, quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Ao descer do veículo, um dos homens atirou contra pai e filha, acertando 11 tiros no adulto e 6 na criança.

O pai morreu ainda no local, já a bebê ainda foi levada ao hospital, mas segundo a equipe médica, já chegou morta à unidade de saúde.

Após o crime, que tem características de acerto de contas, os assassinos fugiram e estão sendo procurados pela polícia.

Irmão vítima de tentativa de homicídio

O irmão de Cleiso, identificado como Cleilson, conhecido como “Neném”, sofreu uma tentativa de homicídio na última sexta-feira (19), quando estava em sua casa, no centro de São Bernardo.

De acordo com informações da polícia, homens armados invadiram a residência de “Neném” e dispararam duas vezes contra ele, mas nenhum dos tiros o atingiu. Em seguida, ele foi ferido por golpes de faca e, ainda assim, conseguiu fugir pelos fundos da casa.

Bandidos matam dois homens e deixam outros dois feridos em Viana

 

Três bandidos promoveram um tiroteio dentro de um bar, na noite de terça-feira (23), na rodovia MA-014, na localidade Vinagre, na cidade de Viana, na Baixada Maranhense, e mataram dois homens. Outras duas pessoas ficaram feridas. Os bandidos seriam integrantes de uma facção criminosa que atua na região.

As vítimas fatais foram identificadas como Antônio Edson Costa Souza, de 27 anos, morador do bairro Careca; e José Lauro Pereira Rodrigues, de 47 anos, morador da região de São Manoel. As outras duas vítimas, incluindo uma mulher, não foram identificadas.

De acordo com os relatos policiais, as vítimas estavam bebendo em um bar, quando três bandidos chegaram encapuzados e armados, em uma motocicleta, e atiraram diversas vezes. Após o ataque criminoso, os assassinos fugiram e ainda não foram identificados e nem presos.

Antônio Edson foi encontrado no chão do bar com várias perfurações de arma de fogo pelo corpo, inclusive na região da cabeça. Já José Lauro foi levado ao Hospital Regional de Viana, mas chegou já chegou sem vida. As outras duas pessoas feridas foram levadas ao hospital com ferimentos leves pelo corpo.

A polícia investiga a participação de outras pessoas que estariam bebendo com as vítimas e a participação de uma facção criminosa nos assassinatos.

O crime tem características de acerto de contas ou por encomenda pistolagem. A polícia não divulgou se as vítimas tinham envolvimentos em crimes.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeito perseguidor: após zerar contracheques de adversários, Edilson da Alvorada exigiu e conseguiu a exoneração de gestora escolar do Estado

 Fonte: Joerdson Rodrigues


O prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada (PL), vem enfrentando uma grande impopularidade por conta de sua postura perseguidora, sua gestão tem sido marcada por uma série de controvérsias, principalmente relacionadas à perseguição de agentes públicos em especial ligados a educação, além da desvalorização do setor.

Nos últimos três anos, a perseguição do prefeito contra agentes públicos tornou-se uma das suas principais marcas. Funcionários municipais efetivos, em especial os da educação, criaram uma repulsa pelo prefeito e seus métodos de coagir quem discorda da sua forma de gestão.

A situação chegou a tal ponto que o prefeito extrapolou a esfera municipal em sua perseguição. Ele buscou todas as formas para conseguir trocar a gestora da escola Educa Mais Integral João Paulo II, Taciana Pinheiro, devido a desavenças políticas. Essa atitude evidencia algo que a maioria da população palmeirandense já sabia: Edilson é um perseguidor nato.

Outra marca registrada da gestão de Edilson é a falta de reajustes salariais e direitos aos profissionais da educação. A educação é uma das áreas mais desvalorizadas em sua gestão, o que tem gerado grande insatisfação entre os profissionais do setor.

O episódio recente envolve o prefeito quase zerando o contracheque de opositores por simples caprichos, deixando os trabalhadores em situação econômica vulnerável pelo simples fato de serem contra sua gestão. As perseguições contra adversários e servidores serão, sem dúvida, uma das suas principais marcas a serem registradas nos anais da política palmeirandense.

A gestão de Edilson da Alvorada em Palmeirândia tem sido marcada por perseguições e desvalorização da educação, sucateamento dos bens públicos ancorados na justificativa que outros prefeitos não fizeram, ou seja, terminando seu mandato Edilson não vem fazendo nada e quer colocar a culpa em quem já deixou o poder a anos.

Vamos trazer a tona em uma série de matérias onde iremos mostrar que deputados federais enviaram emendas para o município e esse dinheiro não chegou a ponta a quem mais precisa, muito pelo contrario, a verba dessas emendas sumiram e o povo não sabe como foi empregado.

 

QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS E UMA APREENDIDA DURANTE AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE COMBATE A INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM TIMON

QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS E UMA APREENDIDA DURANTE AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE COMBATE A INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM TIMON

 POR: ASCOMPC/MA

O municipio de Timon, no Leste do Maranhão, foi alvo na manhã da última terça-feira (23), de uma grande operação de combate ao crime de organização criminosa deflagrada por equipes da Polícia Civil. Os policiais tinham como missão cumprir mandados de buscas e apreensões em desfavor de integrantes de uma organização criminosa atuante no municipio.

As ordens judiciais tiveram como base uma investigação coordenada pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa(DHPP) de Timon, que apura um homicídio ocorrido no início deste ano, e que vitimou um homem identificado como Josiel Feitosa, de 37 anos, no bairro Bela Vista. A vítima mesmo sendo irmão de um dos líderes da facção, foi brutalmente assassinada com pauladas com requintes de crueldade em uma sessão do “tribunal do crime”.

Na terça, policiais da DHPP, Grupo de Pronto Emprego(GPE) da 18ª Delegacia Regional, do Centro de Inteligência e do Núcleo de Operações com Cães(NOC) todos de Timon, apreenderam grande quantidade cocaína, crack e maconha, além de três balanças, material para embalar drogas, fermentos que serve para “batizar” a cocaína, dinheiro, munições e celulares.

Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido. Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional onde permanecerão à disposição da justiça.

POLÍCIA CIVIL PRENDE, EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO, SUSPEITO DE ESTUPRO E ROUBO

POLÍCIA CIVIL PRENDE, EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO, SUSPEITO DE ESTUPRO E ROUBO

POR: ASCOMPC/MA

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Polícia de São Domingos do Maranhão, em uma ação realizada na tarde da última terça-feira(23), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem, de 24 anos, investigado pela prática de crimes de estupro e roubo ocorrido no município.

Consta na investigação que, na madrugada do último domingo (21), no loteamento Bela Vista, o investigado, após reduzir a capacidade de resistência da vítima, a constrangeu a praticar conjunção carnal e outros atos libidinosos. No decorrer da violência sexual, a mulher conseguiu fugir do agressor, se abrigando em uma área de matagal, sendo posteriormente socorrida por terceiros. O investigado ainda subtraiu um aparelho celular, um cartão bancário e certa quantia em dinheiro da vítima.

De posse do mandado de prisão, uma equipe da policiais civis conseguiu localizar e prender o suspeito no Povoado Baixão Grande, zona rural de São Domingos do Maranhão.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado a unidade prisional de Presidente Dutra onde deverá permanecer à disposição da justiça.

MULHER CONDENADA POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL EM MATA ROMA

MULHER CONDENADA POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL EM MATA ROMA

POR: ASCOMPC/MA

Na tarde da última terça-feira(23), no município de Mata Roma, a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a um mandado de prisão condenatória contra um mulher acusada pela justiça pelos crimes tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

De acordo com a 3ª Delegacia Regional de Chapadinha, em virtude do crimes, a mulher foi condenada a 9 anos de reclusão. De posse do mandado de prisão, as equipes policiais estiveram no municipio de Mata Roma, onde cumpriram a ordem judicial.

Após os procedimentos legais prestados na delegacia, a presa foi encaminhada à Unidade Prisional de Chapadinha para iniciar o cumprimento de sentença.

Polícia estoura cativeiro e resgata vítima de sequestro em Pinheiro; bandidos exigiam R$ 100 mil de resgate


A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), conseguiu resgatar um homem vítima de um sequestro, ocorrido ainda durante a madrugada, no Povoado Estrada Nova, zona rural do município de Pinheiro, na Baixada Maranhense.

A companheira da vítima registrou um boletim de ocorrência na 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, comunicado que que três homens armados arrombaram sua residência e, mediante grave ameaça, subtraíram joias e aparelhos celulares.

Local do cativeiro

Ainda segundo com a mulher, os criminosos a trancaram junto com seu filho e marido em um dos quartos do imóvel. Na fuga, os bandidos levaram o homem, exigindo o valor de R$ 100 mil em troca de sua liberdade.

De posse de informações precisas, policiais civis da Delegacias de Polícia das cidades de Pinheiro e Bequimão, conseguiram localizar um imóvel usado como cativeiro em uma área de invasão, no município de Bequimão, onde encontraram a vítima e a libertaram.

Com a chegada das equipes policiais, os criminosos conseguiram fugir do local, deixando alguns pertencentes no imóvel, entre eles, uma arma de fogo.

Equipes da Polícia Civil e Militar do Maranhão seguem realizando diligências na região a fim de prender os autores do crime.

Instituto Educacional de Pinheiro está funcionando em Tempo Integral

 

O Instituto Educacional de Pinheiro agora é em tempo integral, seguindo os passos de 82% dos municípios brasileiros que já aderiram ao programa Escola em Tempo Integral.

Esta mudança representa uma experiência educacional sem precedentes na cidade. Com aproximadamente 7 horas de permanência na escola, os alunos terão a oportunidade de mergulhar em um ambiente de aprendizado contínuo e enriquecedor.

Para garantir o sucesso desse novo modelo educacional, a estrutura da rede municipal de ensino foi readequada, e os professores receberam diretrizes atualizadas para implementar as normas e garantir uma transição suave.

Estudantes do ensino médio e os novatos do primeiro ano serão os pioneiros dessa jornada educacional transformadora. Os vereadores Layanna Ferreira e Alessandro Montenegro em visita ao instituto, destacaram  a importância desse marco para a cidade, reconhecendo o compromisso da Prefeitura com a educação de qualidade.

Para atender às necessidades dos estudantes em tempo integral, serão oferecidas três refeições diárias com cardápio variado durante a semana. Além disso, os alunos serão acompanhados por tutores e equipe de apoio, garantindo total assistência em qualquer necessidade.

O trabalho pedagógico será focado na aprendizagem baseada em pesquisas, práticas culturais, esportivas e muito mais, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e completa.

Com estas iniciativas, a Prefeitura de Pinheiro reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Prefeito Luciano discute com ministro das comunicações , ampliação da telefonia móvel na zona rural e do programa “Banda Larga” nas escolas.

 


O Prefeito de Pinheiro , Luciano Genésio, se reuniu  com o Ministro das Comunicações Juscelino Filho deliberando pautas importantes para a  cidade de Pinheiro. Na oportunidade, o Ministro comunicou acerca do Leilão que está sendo realizado, inclusive com Edital para ampliação do sistema de torres  de telefonia  móvel. Pinheiro já tem planejamento para os polos de Paraíso, Santa Sofia e Bom Viver, beneficiando toda comunidade rural com internet gratuita.


 “Na oportunidade, solicitei  a ampliação do Programa Banda Larga  nas escolas que atualmente contempla mais de 30 escolas da rede municipal, agora, com previsão de ser ofertada para todas as escolas até o final de outubro de 2024”, confirmou Luciano.


Ambos os projetos são  fundamentais como políticas públicas de inclusão social, melhorando não só as atividades pedagógicas presenciais, mais a qualidade de vida da população.

Luciano Genésio Comunicação Pinheiro

SUSPEITO DE ESTUPRAR E ROUBAR MULHER EM PARADA DE ÔNIBUS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM TIMON

 SUSPEITO DE ESTUPRAR E ROUBAR MULHER EM PARADA DE ÔNIBUS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM TIMON

SUSPEITO DE ESTUPRAR E ROUBAR MULHER EM PARADA DE ÔNIBUS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL EM TIMON

ASCOM/PCMA

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), cumpriu na manhã desta terça-feira (23), um mandado de prisão preventiva, em desfavor de um homem, de 32 anos, investigado por estuprar e roubar uma mulher, de 35 anos, em uma parada de ônibus no município de Timon.

De acordo com informações da delegada Mariely Vilhena, titular da Delegacia Especializada da Mulher do município, o crime ocorreu no último dia 11 de março, enquanto a vítima aguardava o transporte coletivo no bairro São Francisco.

Ainda de acordo com a delegada, após o crime a Polícia Civil deu início as investigações e, conseguiu identificar o suspeito através de câmeras de segurança e testemunhas que transitavam nas proximidades da cena do crime.

Uma equipe da delegacia especializada esteve na residência do suspeito a fim de cumprir a ordem judicial, mas o mesmo conseguiu fugir do cerco policial.  Nesta manhã, o indivíduo compareceu na sede da delegacia para questionar o motivo da sua prisão, momento este, em que foi cumprido o mandado de prisão.

Após os trâmites legais na delegacia, o homem foi encaminhado para Unidade Prisional de Timon, onde ficará à disposição da Justiça.

Mulher que fingiu morte após ser esfaqueada 20 vezes recebe alta médica na Bahia O crime aconteceu no dia 16 de abril, enquanto a vítima trabalhava em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Ninguém foi preso até esta terça (23).

 


CRIMINOSO NUNCA FOI PRESO - Até esta terça-feira (23), o autor da tentativa de latrocínio não foi preso, o que para a vítima, causa sentimento de pânico. "Se estou aqui hoje foi graças a Deus, que me concedeu esse milagre. Tenho sentimento de medo, porque o psicopata, que só parou de me golpear quando achou que estava morta, está solto. Então não sei como vai ser a minha vida daqui para frente", disse Lilian Borges.

PEDIDOS DE DENÚNCIA - A motorista, que estava internada em um hospital de Camaçari, faz um apelo para que as pessoas denunciem o suspeito. "Tenho chorado todas as noites e peço ajuda para as pessoas que vejam ele na rua, que denunciem, porque o que ele fez foi um crime premeditado. Ele já entrou no carro com a faca", relatou.

COMO ACONTECEU O CRIME - O fato aconteceu após a motorista buscar um passageiro na região do Doron, em Salvador, com destino ao Inocoop, em Camaçari, mas ao passar pela Estrada da Cascalheiras, a cerca de 30 minutos do destino final, a motorista foi ameaçada pelo passageiro, que anunciou o roubo e levada para uma área deserta, onde foi esfaqueada. Ela se fingiu de morta para sobreviver. O bandido fugiu com o carro e outros pertences da vítima.

CARRO E ARMA DO CRIME ENCONTRADOS - O veículo da vítima e a faca usada no crime foram encontrados no mesmo dia da ocorrência, pela Polícia Militar da Bahia. Eles foram achados na Rua Itacimirim, no bairro Inocoop, que fica a 20,6 km da Estrada da Cascalheiras, onde foi registrado o crime.

INVESTIGAÇÕES - O caso foi registrado na delegacia de Vila de Abrantes e é investigado como tentativa de latrocínio.Ferimentos da vítima do crime |  Foto: Reprodução/TV Bahia

 

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

 

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação de emergência, 692 famílias estão desabrigadas e 1.716 desalojadas. 

Alguns locais estão registrando alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Nesse cenário de grande incidência de ventanias, muita chuva e descargas atmosféricas (raios e trovões), a Equatorial Maranhão alerta que é preciso ter atenção redobrada com a energia elétrica e ter sempre muito cuidado.

“Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais, pois chuva e energia elétrica formam uma combinação perigosa e os cuidados devem ser redobrados nesta época, seja em casa ou na rua”, alertou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. O especialista informa ainda algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes. 



Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

Desconecte da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios 

Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos; 

Durante as chuvas, não faça manutenção em telhados e cercas elétricas por causa do risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

Ao primeiro sinal de alagamento, os eletrodomésticos devem ficar fora da tomada e se o nível da água subir muito, desligue a chave geral (disjuntor);

Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo;

Se algum cabo cair ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Isole a área e ligue imediatamente para a Central de Atendimento da Equatorial, no número 116, e para o Corpo de Bombeiros, no 193;

Em casos de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar e quando for orientado pelos órgãos competentes. 

Vale ressaltar que nessas situações, os órgãos competentes realizam avaliação técnica em áreas alagadas, e quando necessário acionam a Distribuidora para desligar a energia com o propósito de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. E assim que esse nível de água baixar, a Distribuidora realiza a religação com segurança para todos.

A Equatorial orienta que, em situações de acidentes envolvendo a rede de energia elétrica, a população jamais deve tocar em vítimas de choque elétrico e deve ligar imediatamente para a Central 116, Samu, no 192, e Corpo de Bombeiros, no 193. 

 Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão