Digite aqui para obter resultados de pesquisa!

Sergipe

ANUNCIE AQUI

PUBLICIDADE

MP exige melhorias do matadouro público de Turiaçu

MP exige melhorias do matadouro público de Turiaçu

Umbelino Ribeiro
Umbelino Ribeiro
A Promotoria de Justiça de Turiaçu emitiu, no último dia 19, a Recomendação n° 01/2014, que trata das condições de funcionamento do Matadouro Público Municipal. O documento foi encaminhado ao prefeito e aos secretários municipais de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente.
A Recomendação dá prazo de 30 dias para que sejam tomadas medidas para a eliminação do abate clandestino de bois e búfalos, permitindo a atividade apenas no matadouro municipal ou em locais licenciados pela Prefeitura. Também deverá ser exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA) para o acesso ao estabelecimento, verificando-se a compatibilidade da marca presente no couro do animal e no documento.
Também em 30 dias deverá ser promovida a reforma do matadouro provisório existente, com reparo e extensão da área com piso, criação de lagoa de decantação e aumento da estrutura dos currais. Deverão ser tomadas providências para que os dejetos do matadouro não escoem para córregos, rios e lagos, de forma que nenhum recurso natural sofra prejuízos.
A Recomendação, assinada pelo promotor de justiça Renato Madeira Reis, também requer a designação de um fiscal municipal e um agente de vigilância para o espaço, além do provimento do cargo de médico veterinário do município, para atuação e responsabilidade junto ao matadouro público. O documento também pede o recadastramento de todos os produtores e das pessoas autorizadas a trabalhar no local.
No prazo de 60 dias, deverá ser providenciado o funcionamento do novo matadouro de Turiaçu, de acordo com as normas do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA). Caso não haja cumprimento da recomendação, o Ministério Público poderá tomar medidas judiciais e até pedir a interdição do atual matadouro, ficando o abate de animais transferido para outro município.
A Prefeitura de Turiaçu deverá apresentar relatórios sobre as medidas adotadas, inclusive com laudos sanitários, em 30 e 60 dias.

Publicidade

ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI

Ads Section