domingo, 13 de maio de 2018

XVIII – ENCONTRO REGIONAL DA BAIXADA – PENALVA – MA Cabo Campos participa de fórum que visa sensibilizar a Recuperação de membro de A.A. – Dr. Ítalo Gondim, Psicólogo fala do seu conhecimento da Irmandade de Alcoólicos Anônimos.



DA ESQUERDA PARA A DIREITA:
DRA. RUTILENE, SELMA DURANS EX-VEREADORA DA CIDADE DE PINHEIRO, DEP. CABO CAMPOS, JORGE MAIA COORDENADO DO SEMINÁRIO NORDESTE, DR. ÍTALO GONDIM PSICOLOGO E AMIGO DE A.A., DONA RAIMUNDA MAIA REPRESENTANTE DO GRUPOS FAMILIARES DE AL-NON,  ARLENE SOUSA MEMBRO DE AL-NON, ARNALDO SOUSA ASSESSOR DO DEPUTADO CABO CAMPOS.

Cabo Campos (PEN) foi um dos palestrantes do ‘Fórum  Regional da Baixada para Profissionais promovido no último final de semana pela irmandade Alcoólicos Anônimos (A. A), na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância da participação do Poder Legislativo Estadual nas discussões, já que o alcoolismo é considerado um problema social e de saúde pública.
“O Legislativo deve se aproximar das discussões sobre o alcoolismo porque é um problema que envolve a questão social no que diz respeito às relações familiares, e de saúde pública, por comprometer o estado de sobriedade e desenvolver uma série de doenças em função do seu uso excessivo, como câncer, cirrose hepática, arritmia, hipertensão, entre outras. Então, estamos falando de um problema que leva sofrimento a muitas famílias”, disse Campos.

Dr. Italo Jota - Psicólogo e conhecedor da irmandade de Alcoólicos Anônimos.
“Nós da terapia ocupacional temos um papel preponderante na restauração do indivíduo, da saúde mental à espiritualidade”. Este é um dos nossos espaços de atuação. O álcool é uma das poucas drogas liberadas pela sociedade.
Considerada droga lícita. E, por conta disso, tem fácil acesso a todas as áreas e todas as idades, apesar da lei propagar que só a partir dos 18 anos. Sabe-se que no Brasil isso não é uma realidade. Por isso, justifica-se o papel do Psicólogo na recuperação do dependente.
Os paciente que chega nos CAPS I já chega com transtornos mentais muito jovens quechega com idade de 8 anos já com problema transtorno mental e  psíquico.
Um elemento desestabilizador da sociedade e do ser humano. Assim, a doutora disse em função do grande ônus causado à população, não pode excluir-se ou eximir-se desta luta, que transpõe qualquer barreira ideológica.

(Centros de Atenção Psicossocial) consistem em centros de atenção à saúde mental da comunidade, eles surgiram após a reforma psiquiátrica na baixada que visou a humanização do tratamento e sua de institucionalização, ou seja, a diminuição dos leitos psiquiátricos, restringindo esses apenas a pessoas, Oferecer suporte e orientações para as famílias carentes sobre eventuais benefícios em caso de vulnerabilidade socioeconômica.
Efetuar uma estratégia de mapeamento sobre os indivíduos com transtornos mentais no município.
Elaborar planejamentos adaptados para determinada área em virtude de particularidades na localização, condições sociais, culturais e econômicas.
Criar mecanismos de reinserção social através de atividades de lazer, trabalhos comunitários, projetos culturais e fortalecimento dos laços familiares.