Um índio identificado como Antônio Filho Guajajara foi baleado nesse sábado (04) com um tiro na cabeça quando estava nas proximidades das aldeias Cafeteira e Katu, na Reserva Indígena Araribóia, no município de Arame- MA.
Segundo a polícia, ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Imperatriz, a 626 km da capital, onde fez exames e permanece em observação. Uma testemunha já foi ouvida no caso.
Este foi o segundo caso em menos de uma semana. Na última terça-feira (31) o líder indígena Zezico Guajajara foi encontrado morto na estrada da Matinha, próximo a Aldeia Zutiuá no município de Arame.
De acordo com lideranças indígenas da região, Zezico Guajajara havia saído pela manhã para fazer compras e, por volta do meio-dia, foi encontrado morto por índios com perfurações de bala pelo corpo. Os índios alegam que ele vinha recebendo ameaças de morte por conta de conflitos internos na aldeia. A Polícia Civil do Maranhão encaminhou a Polícia Federal um relatório que aponta os autores e mandante do assassinato de Zezico.




