Jornalismo com seriedade

sexta-feira, 14 de março de 2014

TCE "limpa" envolvido em escândalos de corrupção



ex-secretário de Cidades do Governo Roseana Sarney (PMDB) e prefeito de Pinheiros, Filuca Mendes, acusado pela Controladoria Geral do Estado de desviar mais de R$ 100 milhões dos recursos destinados ao combate das cheias no Maranhão, em 2009, está limpo e pode concorrer a qualquer cargo na próxima eleição, apesar de ser um Ficha Suja.

Filuca, homem de confiança do deputado Sarney Filho e do senador José Sarney, que segundo a Controladoria deu desfalque milionário nas verbas destinadas aos flagelados maranhenses, jamais teve uma conta rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado, instituição dominada por conselheiros indicados pela oligarquia.

A constatação de que Filuca escapou da Ficha Limpa é um verdadeiro escândalo. Isto porque o governo o demitiu e o TCE o livra de todas as prestações de contas. Desde o tempo que ele era gerente regional, até as contas da prefeitura de Pinheiro. Um esquema de dá nojo.

Com o julgamento da Lei Complementar 135 (Ficha Limpa), a decisão dos TCE´s não precisa mais passar pela Câmara de Vereadores. Isso significa dizer que a oligarquia moribunda do coronel Sarney pode perseguir politicamente seus adversários utilizando o Tribunal de Contas e aliviando para seus seguidores, como é o caso de Filuca.

Diante do que se observa, conclui-se que no Maranhão os amigos do Rei Sarney continuarão impunes, como Filuca, mesmo sendo um corrupto reconhecido até pelos órgãos de fiscalização do governo a que serviu.

O TCE, como todo no Maranhão sabe, é composto por pessoas escolhidas a dedo pela oligarquia que massacra o povo humilde e desamparado do Estado, por isso, quando se digita o nome de Filuca não aparece nada contra ele, embora quem milite na política saiba perfeitamente do que ele capaz de fazer com dinheiro público