No Governo Roseana Sarney(PMDB) acontece de tudo, imaginem que diante de tantas mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a Assembleia Legislativa concedeu, na manhã de ontem quinta-feira (7), título de cidadão maranhense ao secretário Estadual de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Albuquerque Uchôa Neto.
O autor da proeza foi o deputado estadual Raimundo Louro (PR), em seu pronunciamento, falou da admiração pela postura que Uchôa ocupa à frente do cargo que lhe foi confiado pela Governadora. ” Homem honrado, íntegro, qualidades quais que me motivaram a oferecer esse título” Disse Louro aparentando está sob efeito de bebida alcoólica.
Coincidentemente no mesmo horário que Sebastião recebia a homenagem, o preso Rafael Alberto Libório Gomes, conhecido como ‘Rafinha’, desparecido da cela 10 do bloco A do Presídio São Luís I, foi assassinado com várias perfurações de chuço pelo corpo, o caso foi abafado e o corpo misteriosamente escondido.
O chefe de segurança foi avisado do ocorrido e acionou a direção do presídio, então uma revista foi realizada no local com apoio do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP), mas o corpo não foi encontrado. No entanto, celulares foram apreendidos, dessa forma, uma foto que estava no celular de um detendo continha a imagem do corpo de ‘Rafinha’, acabou vazando.
Em nota, SEJAP diz que não sabe o paradeiro do preso que cumpria pena por homicídio qualificada e informa que investiga o que chamou de “possível desaparecimento” por meio de “diligências internas”.