Jornalismo com seriedade: Aliados de Flávio Dino se movimentam intensamente nos bastidores

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aliados de Flávio Dino se movimentam intensamente nos bastidores



Aliados de Flávio Dino se movimentam intensamente nos bastidores
Publicada em 20/10/2014 às 12:53:52
Os O clima é de expectativa e tensão entre aliados do governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). Desde a eleição, muitos se articulam para serem indicados para os principais cargos do Executivo, em especial para uma das 31 secretarias.
Os políticos que não foram eleitos são os principais nomes comentados e também são os que mais se articulam embora não admitam. Alguns já fizeram reunião com entidades civis, com movimentos organizados e até mesmo já procuraram eleitos para que ajudem nas articulações.
Um dos mais procurados é o deputado federal eieito José Reinaldo Tavares (PSB). Zé Reinaldo no entanto tem dito a pessoas próximas que não vai interferir nas decisões do governador eleito. Outro que tem sido muito solicitado é o ex-deputado Rubens Pereira. Grande articulador, tem diálogo fácil com todos os políticos do Maranhão.
Roberto Rocha ninguém procura
Neste final de semana, conversando com dois parlamentares, o editor do Blog ouviu que apenas um político está livre do assédio para que influencie nas decisões de Flávio Dino. Trata-se do senador eleito Roberto Rocha. Rocha é tido como uma pessoa que não costuma interceder em favor dos companheiros. Por isso mesmo, seu nome sofreu grande rejeição quando da indicação para concorrer ao Senado e até mesmo durante a campanha. A maioria dos políticos só arregaçou as mangas efetivamente na reta final, quando Gastão Vieira ameaçava vencer a disputa.
Com a possível extinção de secretarias a tensão aumenta
O governador eleito deve fazer cortes na estrutura governamental. Na semana que terminou, o assunto veio à baila, chancelado por pessoas próximas a Flávio Dino. Deve haver cortes e algumas secretarias devem ser extintas.
As secretarias “Extraordinárias” devem ser as primeiras na lista do enxugamento da máquina. São elas: Secretaria de Igualdade Racial; Secretaria de Juventude; Secretaria de Assuntos Estratégicos; Secretaria de Articulação de Políticas Públicas, Secretaria de Programas Especiais; Secretaria de Articulação Institucional e a de Representação Institucional em Brasilia.
Menos cargos, menos aliados a serem contemplados. Isso explica o fato de que muitos se fixaram em São Luis e não admitem nenhum tipo de viagem durante essa fase de transição que se estenderá até a divulgação de todos os nomes da equipe do novo governador. É a máxima do "quem não é visto não é lembrado".