Jornalismo com seriedade: Sobrinho de Roseana envolvido em divulgação de certidão falsa do TSE contra Flávio Dino

sábado, 4 de outubro de 2014

Sobrinho de Roseana envolvido em divulgação de certidão falsa do TSE contra Flávio Dino

Sobrinho de Roseana envolvido em divulgação de certidão falsa do TSE contra Flávio Dino


Depois que a governadora Roseana Sarney foi acusada na Polícia Federal de invasão de domicílio, agora foi a vez do seu sobrinho, Jorge Murad,  vice-prefeito de Peritoró, divulgar pelo Facebook, uma certidão falsa do TSE contra Flávio Dino.
9325d635bafe140aafc6ab5f95058321
A falsificação do documento do TSE é parte da trama iniciada com a coletiva do candidato Edinho Lobão na tarde de quinta-feira, quando acusou a partir de um áudio gravado pela governadora Roseana Sarney, o presidente do TCE-MA, Edmar Cutrim, de utilizar o cargo para beneficiar a candidatura das oposições.
Em seguida publicam matéria no jornal O Estado do Maranhão, onde um “especialista” em Direito Eleitoral, por acaso, o advogado Marcos Lobo, ex-procurador-geral do Estado por obra e graça de Ricardo Murad, afirmando que a denúncia poderá anular as eleições.
Depois da orquestração aparece a certidão falsa do TSE, dizendo, vejam só, que a candidatura de Flávio Dino está sub judice “por ser beneficiário em esquema de tráfico de influência envolvendo o presidente do Tribunal de Contas do Estado”.
Uma armação completa para enganar o eleitor, e assim tentar mudar os resultados das urnas, que de acordo com todas as pesquisas eleitorais divulgadas até agora, devem confirmar a vitória de Flávio Dino ainda no primeiro turno.
No início da noite desta sexta-feira, a coligação “Todos pelo Maranhão” concedeu coletiva repudiando ações de terrorismo eleitoral com o objetivo de prejudicar o resultado das eleições no próximo domingo, e que o caso será investigado pela Polícia Federal.
Durante a coletiva os coordenadores da Coligação Todos pelo Maranhão reiteraram que a candidatura de Flávio Dino “não tem nenhum tipo de questionamento e que, portanto, ele está apto a participar do pleito eleitoral”, confirmado pela certidão original do TSE, que foi distribuída aos jornalistas.
A Coligação Todos pelo Maranhão lançou nota de repúdio contra mais esse atentado contra a democracia.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA 
A coligação Todos pelo Maranhão (PCdoB, PP, PSDB, PPS, PTC, PSB, PROS e SD) repudia de forma veemente a tentativa de manipulação da opinião pública para tentar reverter o resultado das urnas no próximo
Muito atrás nas pesquisas, a coligação “Pra Frente Maranhão”, que defende a candidatura de Lobão Filho (PMDB), criou um verdadeiro terrorismo eleitoral com base em acusações falsas contra o candidato Flávio Dino (PCdoB).
Além de incluir Flávio Dino em áudio ilícito em que o candidato de nada é acusado, iniciou-se na manhã desta sexta (03) uma onda de boataria por todo o Maranhão. Panfletos apócrifos, boatos de internet e carros de som com mensagens falsas circulam no interior do estado com informações inverídicas.
O mais grave, no entanto, é a falsificação de documento público em nome do Tribunal Superior Eleitoral feito com o intuito de prejudicar Flávio Dino. A falsificação de documentos públicos é um grave crime previsto no Código Penal no artigo 297, com pena de 2 a 6 anos de reclusão e multa. Informamos que o caso foi levado ao conhecimento da Polícia Federal pelo deputado estadual Marcelo Tavares na tarde desta sexta-feira e ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE).
O caso é agravado pela utilização do documento falso por gestores públicos, a exemplo do senhor Jorge Murad (vice-prefeito da cidade de Peritoró e sobrinho da governadora do Estado) que, em sua página oficial, deu como verdadeiro o documento falso.
Logo se percebe que a falsificação do documento atende a interesse do grupo Sarney e do seu candidato Lobão Filho.
Este foi mais um dentre vários episódios que trouxeram páginas lamentáveis para a história das eleições de 2014, quais sejam: abuso de poder político flagrado em reunião oficial do Governo do Estado; promessa de pagamento e regalias a presidiário para que este forjasse vídeo em ataque contra Flávio Dino; abuso de poder de mídia; e aparelhamento ilegal da Polícia Militar para espionagem de familiares do candidato oposicionista.
Repudiamos o uso de expedientes ilegais para tentar mudar o resultado das eleições que se avizinham e reiteramos o compromisso de Flávio Dino e toda a coligação “Todos pelo Maranhão” com a verdade, a legalidade e a justiça.
E conclamamos a sociedade para ir às ruas por Eleições Limpas e contra o jogo sujo que só tem a macular o processo eleitoral