Bandidos aterrorizam Mirinzal e população pede socorro ao Ministério Público.
Mirinzal – Motivados pela insegurança e por um aumento expressivo de ações criminosas violentas no município, moradores de Mirinzal, distante 204 km de São Luís, procuraram o portal O 4º PODER e o Blog do Udes Filho para denunciar o descaso com o qual o município vem sendo tratado pelas autoridades.
De acordo com Marinalva Barbosa Dias, 29 anos, administradora de negócios, o “Movimento Salve Mirinzal” não tem caráter político partidário e é formado exclusivamente por cidadãos comuns, comerciantes, moradores da cidade e vítimas da violência dos últimos meses.
Os cidadãos mirinzalenses vêm sofrendo mais intensidade as ações criminosas, dede de outubro, onde a cidade tem sido palco de atos de extrema violência praticados por bandidos e meliantes que ninguém conhece. Segundo informações, nem a própria polícia local, não tem informações precisas sobre os marginais que estão colocando o terror na cidade de Mirinzal.
Depois de algumas ocorrências muito violentas, sem nenhuma providência por parte das autoridades locais, a população está muito revoltada e iniciou um movimento popular nas redes sociais, a fim de reunir o máximo de pessoas para uma manifestação que ocorrerá na manhã deste domingo (16), na Praça de Eventos de Mirinzal, à partir das 07:00 horas e deve se estender até ao meio-dia.
A manifestação é encabeçada pela Associação Comercial de Mirinzal, que é presidida por Janatiel Ribeiro; Associações de Moradores dos Povoados do Município e muitos cidadãos que se sentem desatendidos pelo Poder Público.
De acordo com os manifestantes, o prédio da Delegacia de Polícia Civil foi queimado, há 4 anos, por criminosos. E, justamente, a falta de uma delegacia operante se tornou um dos fatores que contribuem para o aumento da criminalidade e a migração de bandidos de outros municípios para Mirinzal.
De acordo com os relatos dos manifestantes, assaltos à mão armada, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais, além de espancamentos e estupros estão entre as ações criminosas que aterrorizam a cidade.
DEPOIMENTOS
“Infelizmente meus pais foram surpreendidos às 06:00 horas, por dois malandros, que os espancaram. Minha mãe foi a vitima pior, levando 3 coronhadas e por pouco não foi estuprada. Espancaram ela de forma absurda, uma senhora de quase 60 anos. Meu, de 58 anos, levou uma coronhada e quase teve os pulsos cortados”, desabafou o estudante de medicina, de 30 anos, que não vamos identificar nesta matéria para preservar a segurança da família.
“Amanhecendo o dia, um homem pulou o muro e rendeu meu avô que acorda bem cedo. Com uma arma em punho, o marginal aterrorizou a todos. Ele gritava a todo tempo, que ia matar eles e deu uma coronhada na cabeça do meu avô, de 85 anos. Meu avô caiu desacordado e teve um sangramento intenso no ferimento. Na casa, além do meu avô,estavam minha mãe que já é uma senhora e possui uma deficiência na perna e locomove com dificuldade, minha avó de 85 anos e minha prima. O bandido, após ao agredir meu avô e deixá-lo desacordado, começou a dar socos na minha avó e puxar pelos cabelos. O marginal foi mais além, e iniciou um abuso sexual com minha prima, onde ele introduzia os dedos na sua genitália. Minha mãe nada sofreu de ordem física, mas encontra se com o emocional abafadíssimo. Depois de meia hora de horror, ele foi embora levando dinheiro e pertence das vitimas”, disse uma das manifestantes, que, também, pela falta de segurança na cidade, preferiu não ser identificada.
Um abaixo-assinado online, que reivindica uma atenção maior dos Poderes Públicos, ao descaso com a Segurança Pública em Mirinzal, já começa a ganhar assinaturas através das redes sociais de internet. Clique aqui e acompanhe.
E O PREFEITO
Há tempos a população de Mirinzal tem sofrido com a falta de segurança e como o aumento de criminalidade e da violência, entretanto, só nesta sexta-feira (14), o prefeito do município, Amaury Almeida, resolveu tomar alguma iniciativa tentar solucionar ou amenizar o problema. Às vésperas da manifestação que está marcada para este domingo, Amaury se reuniu com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Marcos Afonso Júnior, o Superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Paiva e o Diretor da CEJAP Paulo Diniz Costa, para, segundo sua Assessoria de Imprensa, reivindicar ações de melhoria no quesito segurança pública no município. A preocupação repentina do prefeito em resolver a insegurança no município se tornou motivo de chacota entre os moradores da cidade.
REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO MIRINZALENSE
Os abaixo assinados, cidadãos mirinzalenses, atemorizados e preocupados com os acontecimentos recentes na cidade, assinam (+ de 250 assinaturas), o presente manifesto de reivindicações para a estruturação dos serviços de segurança pública na cidade Mirinzal, MA, em função do clima de violência e insegurança que reina na cidade e região;
Nesta linha, pedem:-
1.- A reconstrução do prédio da Delegacia de Polícia da cidade (destruída por bandidos há mais de 4 anos);
2.- A nomeação de Delegado titular e permanente e auxiliares para investigar e dar andamento às ocorrências e inquéritos policiais da cidade;
3.- A designação em caráter permanente de mais policiais militares e viaturas para o policiamento ostensivo na cidade;
4.- A designação de Juiz de Vara Penal e Promotor Público para atuar de formapermanente na Comarca;
As reivindicações precisam de atendimento urgente, devido ao clamor e ao temor da população que se encontra a mercê de indivíduos que espancam idosos, assaltam seguidamente os estabelecimentos comerciais da cidade, além de circularem com armas exibidas ostensivamente, aterrorizando e intranquilizando a todos.




