Jornalismo com seriedade: Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão elege Edilson Baldez para presidência

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão elege Edilson Baldez para presidência

Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão elege Edilson Baldez para presidência
Conselheiros elegeram na manhã desta quarta-feira, o empresário e presidente da Fiema para comandar a casa da micro e pequena empresa no Estado no quadriênio 2015-2018.



 Manoel Mougeout:
Eleito por unanimidade, Edilson Baldez das Neves vai substituir o empresário e produtor, Claudio Azevedo – que também exerce hoje o cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



Manoel Mougeout:
Conselheiros comemoram a vitória de Edilson Baldez à presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão



Manoel Mougeout:
A nova diretoria executiva do Sebrae, que assumirá em janeiro de 2015: José Morais (Diretor Técnico), Rachel Jordão (Diretora de Administração e Finanças) e João Batista Martins (Diretor Superintendente).


Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão (CDE), realizada na manhã desta quarta-feira, 19, os 15 conselheiros elegeram, por unanimidade, o novo presidente que conduzirá a instituição no quadriênio 2015-2018. Atual presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o empresário Edilson Baldez das Neves, que também é conselheiro do Sebrae no Estado, terá o desafio de presidir também a casa que apoia a microempresa e empresa de pequeno porte, em substituição a Claudio Donizete Azevedo.

Além do presidente, os conselheiros elegeram a nova Diretoria Executiva da instituição: João Batista Martins, que atualmente dirige a 8ª Superintendência da Codevasf, será o novo diretor superintendente, em substituição à Simone Lucília Macieira; José Ribamar Morais foi reconduzido à diretoria técnica e Rachel Miranda Jordão, que exercia o cargo de gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae no MA,  substituirá Raimundo Nonato Corrêa na diretoria de Administração e Finanças. O Conselho Fiscal – formado por três membros titulares e três suplentes, também foi eleito na manhã desta quarta-feira, para o próximo quadriênio.

Engenheiro civil, formado pela Escola de Engenharia do Maranhão, Edilson Baldez é empresário do setor de construção civil e hotelaria e, além de ser presidente da Fiema, preside a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), é diretor de patrimônio da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Estado.

Destacando ser um grande desafio confiado à sua pessoa para os próximos quatro anos, Baldez ressaltou que acompanha o Sebrae antes mesmo de ter a configuração atual como instituição, o que lhe concede sensibilidade maior para buscar as decisões mais acertadas tanto para o público interno quanto para o externo.

“Eu sei o tamanho da responsabilidade e queria justificar o que me levou a aceitá-la: além do pedido de alguns conselheiros, fui impulsionado pelo momento de dificuldade que passa o Brasil e de mudança de governo no Maranhão; pelo fato de estarmos, como iniciativa privada, mudando o tom do relacionamento e posicionamento com o poder público, ganhando o respeito e a parceria dos gestores, sendo ouvidos como setor produtivo que somos e podendo dar a nossa contribuição; pelo incentivo advindo do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade – que será eleito presidente do Conselho Nacional do Sebrae, no próximo dia 11 de dezembro e por tudo o que o Sebrae significa como instituição que fomenta os pequenos negócios em todo Brasil”,  pontuou o presidente eleito.

Baldez destacou que vê o Sebrae como uma grande ferramenta de desenvolvimento para o Maranhão. “A instituição trabalha diretamente para apoiar e capacitar o segmento mais produtivo do país – que são os pequenos negócios. Vamos continuar com os olhos fitos na visão e missão da instituição, dando andamento aos seus projetos e ações, buscando sempre ampliar essa atuação para que os maiores beneficiados sejam aqueles que estão à frente dos pequenos negócios no Maranhão”.


Empresariado unido
O presidente eleito ressaltou um grande ganho nesta eleição do Sebrae: a não intervenção do poder público na indicação dos dirigentes.  “E quero firmar um compromisso com os senhores conselheiros de mantermos, nas próximas eleições, a postura que tivemos nesta – onde a vontade do empresariado definiu o novo presidente e a diretoria executiva. Proponho que, assim como acontece no Sebrae Nacional, haja um rodízio de entidades na presidência desta Casa a partir da próxima eleição”, sugeriu o presidente eleito, obtendo receptividade positiva à proposição.

Para o atual presidente do Conselho Deliberativo,  Claudio Azevedo, que indicou o nome de Edilson Baldez, o novo comandante do Sebrae no Maranhão, que será empossado oficialmente em janeiro de 2015, realizará um grande trabalho, fazendo uso de toda a sua experiência como empresário e gestor de entidades de classe.

“Hoje, o Sebrae tem uma estrutura mais robusta no Estado, atuando nos 217 municípios com 12 unidades regionais, três Núcleos de Atendimento Empresarial (NAE) e apoio em mais de 30 Salas do Empreendedor em funcionamento no Maranhão. A nossa gestão fez todo um esforço para ampliar a capilaridade da instituição para que oferecer ainda mais apoio e capacitação aos pequenos negócios, aos Microempreendedores Individuais e produtores rurais maranhenses”, enfatizou Azevedo.


Apoio do Poder Público
Presente como convidado à reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, o deputado federal Simplício Araújo  - indicado para a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) no governo de Flávio Dino, representou o governador eleito e reiterou o compromisso de campanha do futuro chefe de Estado em formar, desde o primeiro mês de governo,  um conselho onde as entidades representativas de classe serão ouvidas e poderão colaborar com o poder público para o crescimento do Maranhão. 

“Estamos à disposição de todas as entidades e organismos que se interessam pelo desenvolvimento do Estado. Não podemos, de maneira alguma, conduzir este de maneira isolada, sem a parceria da iniciativa privada. Portanto, contamos com todos nesta construção que vai nos lançar a um lugar melhor do que estamos hoje”, reforçou o futuro secretário de Estado.


A Nova Diretoria executiva do Sebrae no MA


João Batista Martins
Diretor Superintendente

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem pós-graduação com especializações em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).  Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, desde 2012 assumiu a 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que, no Maranhão, desenvolve o Programa Água para Todos, ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e de revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim. É membro titular do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Câmaras Técnicas Setoriais do Maranhão.


José de Ribamar Morais
Diretor Técnico

Formado em Administração de Empresas, também é professor da Universidade Estadual do Maranhão, acumulando várias graduações e especializações em sua área de atuação, como Doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Montanza (Buenos Aires, Argentina) e Mestre em Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe).  Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, já passou por inúmeros cargos gerenciais e está sendo reconduzido ao à diretoria técnica onde, dentre outras realizações, orquestrou a equipe organizadora do X Encontro Nordestino de Leite e Derivados (ENEL), as Feiras do Empreendedor de 2011 e 2013 e o II Salão de Turismo da Rota das Emoções. 

Rachel Miranda Jordão
Diretora de Administração e Finanças
Administradora de Empresas pelo Centro Unificado do Maranhão (Ceuma), possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV-ISAN, é funcionária de carreira do Sebrae no Maranhão onde já exerceu os cargos de gerente da Carteira de Turismo e Artesanato, de coordenadora de Marketing e Eventos e, atualmente, de gerente da unidade de Gestão de Pessoas.