Jornalismo com seriedade: Está aberta a temporada de nomeações

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Está aberta a temporada de nomeações

Está aberta a temporada de nomeações
 
Quando fevereiro chegar o governador Flávio Dino finalmente vai assinar as nomeaçoes para os cargos em todo o Estado. Por enquanto somente foram nomeados os integrantes do quadro de assessores diretos das Secretarias. Ainda restam muitos cargos distribuídos por todo o Maranhão.
As nomeações estavam suspensas por conta das articulações para a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa. Como os deputados tem interesse em indicar seus aliados nas cidades, o Governo achou por bem esperar as negociações serem concluídas para não desgostar os parlamentares.
Com a notícia de que Humberto Coutinho, candidato à presidência apoiado pelo Governo, está com sua base solidamente constituída, as nomeações já começam a ser desenhadas.
Mudança no quadro político
A distribuição dos cargos vai determinar a força de muitos políticos por todo o Estado. Em algumas cidades, nomes sem tradição política começam a despontar. É o caso de César Brito, financiador de campanha eleitoral de alguns dos eleitos, que vai emplacar o irmão na Ciretran de Bacabal.
A direção do orgão estava programada para ser entregue a Ageu Barbosa como uma indicação do ex-prefeito de Bom Lugar, Marcos Miranda. Depois de uma publicação sobre o passado nada honroso do indicado (releia), a operação foi abortada. Foi então indicado o nome de Marco Antonio da Costa Brito. Este será o nomeado.  
Marcos Miranda e Cesar Brito fazem parte do mesmo grupo político que dá apoio e recebe orientação do ex-deputado Rubens Pereira. Daí vem a força para indicarem nomes na região do Médio Mearim.
Enquanto isso outros políticos tentam pressionar
A espera pelas nomeações é angustiante, principalmente para aqueles políticos que prometeram aos seus aliados mostrar uma força que não tem. É o caso daqueles que se consideram responsáveis pela eleição do governador Flávio Dino, ignorando a onda de descontentamento popular que realmente motivou a votaçao extraordinária no governador comunista.
Esses políticos não viram seus pleitos atendidos. Sequer foram recebidos em audiência no Palácio dos Leões. Muitos deles estão com as gavetas abarrotadas de currículos entregues por pessoas a quem prometeram nomeações. Restou a muitos, tentar forçar a barra. O curioso é que a conjuntura política terminou por uni-los, como náufragos que se agarram aos outros para evitar o afogamento no oceano do ostracismo.
Mais uma vez o exemplo que nos chega é da cidade de Bacabal onde um grupo pequeno de políticos sem força se reuniu e lavrou um documento em que assentaram que todas as nomeações que o Governador vier a fazer terá que passar pelo crivo desse grupo. Resta combinarem com o Governador. 
Ora, onde já se viu político com poder querer dividir com os demais? Ignoram que no mundo político a primazia é do político que detem mandato. O exemplo de Bacabal se repetiu em cidades como Pedreiras, Pindaré, São João dos Patos. A semana que se inicia vai mostrar as primeiras definições e começar a delinear o mapa do poder no Maranhão.