Jornalismo com seriedade: GOVERNO DO ESTADO QUER A REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ

sábado, 28 de fevereiro de 2015

GOVERNO DO ESTADO QUER A REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ

GOVERNO DO ESTADO QUER A REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ
A situação do Projeto Salangô, no município de São Mateus do Maranhão, é de total abandono, mas é possível retomar os trabalhos. Foi essa a conclusão de todos os que participaram na quarta-feira (25) de uma reunião no Palácio Henrique de La Rocque com o vice-governador Carlos Brandão e o prefeito Miltinho Aragão.
A iniciativa da reunião foi do Governo para apurar a real situação da execução do Projeto e elaborar um diagnóstico para a solução dos problemas e continuidade do Salangô. A revitalização do Salangô é um dos objetivos que o prefeito Miltinho Aragão tem perseguido desde que assumiu a prefeitura de São Mateus. “É o nosso sonho ver o Salangô ser um projeto cem por cento produtivo. Já realizamos seminários, agendamos várias reuniões com órgãos do Estado e do Governo Federal, desde que assumi não deixei que se fechasse o canal das reivindicações em favor do Projeto Salangô”, disse Miltinho Aragão.
A reunião foi presidida pelo vice-governador Carlos Brandão, com a presença do prefeito Miltinho Aragão, do secretário de Meio Ambiente Marcelo Coelho e representantes da Codevasf, das secretarias de Agricultura e de Agricultura Familiar. Representantes das associações de agricultores de São Mateus também participaram da reunião e decidiram pela constituição de um grupo de trabalho que vai apresentar as diretrizes possíveis para a retomada imediata da produção no Projeto Salangô.
O vice-governador Carlos Brandão destacou a preocupação do Governo com o Projeto e a possibilidade da retomada imediata dos trabalhos: “Eu particularmente acompanho esse Projeto e sei da importância do Salangô para os pequenos produtores da região e a importância do resultado produtivo para o Maranhão. O Governador Flávio Dino está muito sensível quanto a essa questão e nos incumbiu de avaliar qual a melhor maneira de retomarmos os trabalhos do Projeto Salangô, de forma a incrementarmos a produção de arroz no nosso Estado”.
Para o prefeito Miltinho Aragão o momento é de otimismo: “Eu saio dessa reunião muito otimista. O Governo do Estado agora é sensível à causa dos pequenos produtores e preocupado com o abastecimento no Maranhão. São Mateus e o Projeto Salangô tem muito a contribuir para o crescimento do Maranhão, só precisamos de apoio e não tenho dúvida de que esse apoio será irrestrito no gestão do governador Flávio Dino”.
O que é o Projeto Salangô
Criado em 1993, o Projeto Salangô foi concebido para a produção de arroz irrigado, frutas e hortaliças numa área de 3.200 hectares. Concebido para beneficiar cerca de 400 famílias de agricultores familiares, reunidas em associações, o Salangô foi planejado para ser o maior projeto de irrigação do Maranhão