Jornalismo com seriedade: Giro Rápido

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Giro Rápido

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Giro Rápido

Tucanato Fortalecido

O PSDB reforçou seus quadros, com o ato de filiação dos empresários João Rolim e Frank Carvalho, dos ex-prefeitos de Santa Inês Robert Bringel e Valdevino Cabral.
A ex-deputada e pré-candidata a prefeitura de Santa Inês, Vianey Bringel, também integrará ao tucanato maranhense em ato que será realizado no município.
Outro grande ato do PSDB será a filiação de Luís Fernando Silva, que também reforça a base tucana no maranhão. O ato está confirmado para o próximo sábado (25) no auditório Babaçu do Rio Poty Hotel, às 10h. O evento conta com a participação do governador Flávio Dino. Luís Fernando se filia para ser candidato a prefeito de São José de Ribamar e favoritíssimo à eleição. Lideranças nacionais do PSDB também participarão do evento.
Wellington Leite nos atos tucanos
O pré-candidato a prefeitura de Vargem Grande, Wellington Leite (PSDB) a convite do vice-governador Carlos Brandão participou do ato de filiações dos empresários e ex-prefeitos de Santa Inês e também participará do ato de filiação de Luis Fernando Silva. Leite estava acompanhado do Vereador Toninho Abreu e do Thales Castro.
19 novos micro-ônibus
A prefeitura de São Luis reforçou o transporte escolar com 19 novos micro-ônibus. O prefeito Edvaldo Holanda Junior (PTC) realizou a entrega ontem (22) ao lado do secretário de educação Geraldo Castro e de alguns vereadores. No total, 74 veículos passam atender os estudantes da rede, especialmente para as que estão localizadas na zona rural da cidade.   
Sétimo Dia
Familiares e amigos celebraram ontem (22) em São Luis a missa de sétimo dia do ex-prefeito de Vargem Grande João Ferreira Lima. Ferreirinha faleceu semana passada no hospital Carlos Macieira.
Adiada
A audiência publica sobre Segurança Publica de autoria do vereador Toninho de Abreu foi adiada a pedido do Secretário de Segurança do Estado Jefferson Portela. A referida estava prevista para acontecer amanhã (24) no plenário da Câmara Municipal de VG. O secretário da SSP disse querer participar da audiência e tão breve encaixará na agenda uma data que possa participar.
Homofobia
Blogueiro de VG taxado de homofóbico retira postagem e comentários em seguida recoloca matéria com título editado. A infeliz postagem tratou de um suposto beijo de duas garotas no Ginásio Poliesportivo.

Indeferida
Outro Blogueiro de VG teve uma reclamação trabalhista movida contra a prefeitura de Nina Rodrigues indeferida. O ‘escriba’ alegava na ação vinculo empregatício com prefeitura.

Governo Dino define planejamento para primeiros Jogos Indígenas do Maranhão

Representantes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) estiveram no município de Centro Novo do Maranhão para dialogar com lideranças indígenas sobre o planejamento dos Jogos Indígenas do Maranhão e fazer a entrega de material esportivo. Na oportunidade, a equipe da Sedel também deu instruções a respeito dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015, evento do qual o município participará pela primeira vez.
Em reunião com lideranças indígenas e representantes das etnias Kaapor, Canelas e Timbiras, na semana passada, o superintendente de articulação com municípios e entidades da Sedel, Maxwell Guerra, destacou que o Estado está empenhado em organizar os primeiros Jogos Indígenas do Maranhão, promovendo políticas públicas de esporte e o desenvolvimento dos municípios, especialmente os que fazem parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’, como é o caso de Centro Novo do Maranhão. 
“Durante a reunião, percebemos total interesse e comprometimento das lideranças indígenas em divulgar para outras etnias o planejamento da realização dos jogos indígenas e a disposição deles para se envolver nesse projeto”, ressaltou Maxwell Guerra. Ele ressaltou que a gestão estadual está comprometida em democratizar as políticas públicas, incluindo a promoção do esporte para a juventude, para todos os maranhenses.
Durante a reunião, foi apresentado um breve histórico dos JEMs 2015 e oferecida capacitação para a equipe que irá coordenar a participação do município nos jogos escolares. As lideranças indígenas também puderam ouvir explanação sobre as políticas públicas do Ministério do Esporte, com foco nos esportes que representam a cultura nacional e indígena.
Ainda na semana passada, a equipe da Sedel se reuniu com secretários municipais, diretores de escolas e lideranças comunitárias de Centro Novo para tratar sobre os JEMs 2015. Na ocasião, o superintendente Maxwell Guerra disse que os jogos escolares exigem atuação integrada das secretarias. “Os JEMs contribuem com a formação moral, ética e social dos jovens e não constituem apenas uma grande competição, mas o momento de integrar as esferas do governo para promover inclusão social”, disse.
A equipe da Sedel aproveitou o momento para esclarecer dúvidas, mapear as principais demandas esportivas da região e distribuir kits esportivos para a Secretaria Municipal de Educação e lideranças indígenas Kaapor.

Vereador Nato pede construção de praça na salina do Sacavém

Através de indicação, o vereador Nato (PRP), pediu à Mesa da Câmara de São Luís que encaminhe ofícios ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, solicitando a construção de uma área de lazer, incluindo praça, quadra e um play graud,  no bairro Salina do Sacavém.
Segundo ele, existe uma grande área naquela comunidade que está tomada pela vegetação que, além de conter muito lixo, a ação dos vândalos e assaltantes coloca em riscos a vida dos moradores, principalmente dos jovens que usam aquele espaço para jogar bola.
Ele pede que sejam colocadas lixeiras, brinquedos, além de equipamentos de ginástica para a prática de exercícios físicos e um campo de futebol, para que os jovens possam jogar bola.
A adoção de providências, segundo o vereador, tem como finalidade evitar que o mato cresça ainda mais. Também objetiva inibir os constantes assaltos que ocorrem naquele local. “A urbanização naquele local se faz necessária, por que além de ser um espaço de lazer, vai inibir a ação dos assaltantes que diariamente circulam naquela área”, disse o vereador Nato.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Othelino e Rogério Cafeteira voltam a defender contrato firmado pelo Detran

Cafeteira e Othelino
Os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Rogério Cafeteria (PSC) voltaram a defender, na sessão desta quarta-feira (22), o contrato feito pelo Detran com a BR Construtora e disseram que o fim de outros contratos de terceirizadas vai gerar economia de R$ 10 milhões para o órgão. O primeiro enfatizou que o desembargador José Castro não foi levado ao erro quando deu liminar validando o contrato temporário com a empresa.
Othelino disse que a oposição tenta prolongar agora o assunto depois de ver a decisão anterior do juiz Clésio Cunha, que mandava suspender o contrato, ser revista pelo desembargador. “Certamente, ele está lá na função de desembargador porque tem o preparo para analisar tecnicamente os autos e daí proferir a sua decisão. Ele entendeu que houve legalidade”, afirmou.
“É preciso que se tenha cuidado, porque, com o intuito de ofender o governo do Estado, de criar essas dúvidas quanto à legalidade, e neste caso falamos do contrato do Detran, acaba se atingindo instituições que estão apenas cumprindo com o seu dever. Eu tenho certeza e estou confiante de que o desembargador, ao dar aquela decisão, deu baseado na análise daquele processo”, enfatizou Othelino.
Rogério Cafeteria bateu na mesma tecla e lembrou que, quando saiu a decisão em primeira instância, o governo não emitiu qualquer tipo de crítica. “Eu acho que não cabe agora ficar contestando decisões e, pior, insinuando que um desembargador pode ser suscetível a um “engano”. Um desembargador não seria ingênuo a esse ponto. Eu queria reafirmar, não apenas a economia feita, isso é muito claro, mas todas as empresas, que tiveram os seus contratos cancelados, faziam parte do TAC assinado com o Ministério Público do Trabalho”, explicou.
De acordo com o deputado, “essas empresas que faziam parte principalmente da área de informática, apesar de não constar no contrato, forneciam mão-de-obra sim, quase na totalidade da área de informática que era servida por servidores terceirizados dessas empresas, sendo que não previam isso no contrato”