Sebrae oficializa projeto para piscicultura em 11 municípios do Estado
Parceiros e representantes do Sebrae assinaram termo público que garante a execução de atividades de desenvolvimento desta cadeia produtiva
Representantes do Sebrae e de instituições parceiras assinaram na quinta-feira (09) o termo público de oficialização do projeto de desenvolvimento regional da piscicultura, que será executado durante os próximos três anos em onze municípios atendidos pela unidade regional do Sebrae em Santa Inês. O documento assinado elenca responsabilidade, ações e mecanismos de execução para cada um dos parceiros envolvidos, de acordo com o cronograma estabelecido.
A meta é trabalhar com 220 piscicultores nestes municípios, através de ações que visam fortalecer a cultura da cooperação, estimular o empreendedorismo, melhorar os processos de gestão da produção e comercialização dos empreendimentos piscícolas das regiões do Alto Turi e Campos e Lagos, com vistas a melhorar a qualidade e a quantidade da produção e também da renda gerada pelo negócio.
Estiveram presentes à solenidade de oficialização do projeto secretários de agricultura, gestores da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp-MA), agentes de desenvolvimento, presidentes de Associações, além de piscicultores, a fim de reforçar o compromisso da participação de todos nessa fase do projeto, apresentando as ações que serão executadas até 2017, com apoio das instituições parceiras.
De acordo com o Sebrae, em alguns dos municípios escolhidos para receber ações do projeto, a piscicultura ainda está em fase de estruturação da atividade; mas em outros, o processo é considerado avançado e vai receber ações de melhoramento e profissionalização da produção em grande escala, colecionando inclusive casos de sucesso, como é o caso das cidades de Matinhas e Arari.
Os gestores de projetos do Sebrae, Kelly Lopes e Adalberto Fraga, apresentaram os resultados das oficinas realizadas em março nos municípios onde as atividades serão desenvolvidas – oportunidade em que foram levantadas demandas e identificadas as necessidades de cada grupo. Eles esclareceram que a programação de ações incluem capacitações e consultorias em diversas áreas da gestão de negócios, que deverão impactar diretamente no trabalho e produtividade dos piscicultores.
O gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, agradeceu aos parceiros pelo comprometimento com as atividades. “Foi um momento de coroar este comprometimento com os parceiros e com o público alvo das ações, reafirmando os objetivos e resultados que pretendemos alcançar com o projeto”, ressaltou o gerente.
| Gilciléa Marques Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma Contatos: (98) 8237-3242 Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461 |




