Jornalismo com seriedade: Deputado diz que descobriu índio "boiola" e que devem morrer de fome por não saberem trabalhar

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Deputado diz que descobriu índio "boiola" e que devem morrer de fome por não saberem trabalhar

Deputado diz que descobriu índio "boiola" e que devem morrer de fome por não saberem trabalhar


Fernando Furtado é deputado estadual no Maranhão pelo PCdoB. No dia 4 de julho ele foi até o município de São João do Caru participar de uma audiência pública. Falando aos trabalhadores rurais, Furtado baixou o sarrafo nos índigenas.
O deputado comunista falou abertamente, em tom odioso, sobre os índios. As suas palavras foram trazidas a público nesta segunda-feira pela .palavras de Fernando Furtado há uma cortina de fumaça na defesa do direito de terras para índios, segundo ele “Essa historia dos índios é apenas um plano de fundo para enganar todos nós, essa historia de criar nações indígenas é uma historia da ONU dos americanos que querem tomar nossas riquezas, nós não vamos permitir isso, nosso território é soberano”.
Ao se referir sobre o conflito ‘Raposa Terra do Sol’, Furtado lamentou que os índios ganharam a questão e disse que não estão produzindo nada. E sentenciou : “Indio diz que não sabe plantar arroz, então morre de fome desgraça, é a melhor coisa que tem, porque não sabe nem trabalhar.”
Índios “viadinhos”?                                              
Falando sobre a presença dos índios em Brasilia, durante manifestações, Furtado disse que viu índios “camisetinha , tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de veadinho. Tinha uns três lá que eram veado que eu tenho certeza, veado. Eu não sabia que tinha índio veado, fui saber naquele dia em Brasília, tudo veado. Então é desse jeito que tá, índio já consegue ser veado, boiola, e não consegue trabalhar e produzir? negativo!”