A coordenação Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais acredita que este é o caminho para continuar a controlar o índice deste tipo de agravo “agradeço o empenho da Equipe do CTA/SAE, a parceria da Atenção Básica, o apoio e dedicação da Secretaria Municipal de Saúde em sempre fortalecer com autonomia cada missão dada pelo programa e em especial o nosso secretário de saúde Fred Lobato e o gestor João Luciano por entender que atividades como essas são essenciais para continuarmos levando aos Pinheirenses a melhor Prevenção e Diagnóstico afim de evitar um problema de saúde pública crônico e que possa levar a morte”.Girliane Mendes coordenadora.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem os tipos A, B, C, D e E.
Os sintomas mais comuns da doença são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos que analisam amostras de sangue e identificam o tipo de vírus que causou a hepatite.
Os testes são indicados para pessoas que tiveram relação sexual sem o uso de preservativos ou foram diagnosticadas com infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose ou que compartilharam agulhas e seringas.
Veja algumas dicas para a prevenção das hepatites virais:
•Usar preservativo nas relações sexuais
•Não compartilhar escova de dente, lâminas e barbear ou de depilação
•Usar os próprios instrumentos de manicure e pedicure
•Não compartilhar agulhas e seringas
•Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva, serviços de saúde, procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.
As unidades de Saúde do município disponibilizam, gratuitamente, o teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, junto às vacinas. Os interessados podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.