Pelo menos 10.300 casas foram atingidas pelos incêndios e 30 mil residentes foram forçados a evacuar, informa o Corpo dos Bombeiros de Los Angeles
Nesta terça-feira (7), por volta das 10h30 no horário do Pacífico, incêndios de grandes proporções se espalharam por áreas florestais e bairros residenciais de Los Angeles, na Califórnia, levados por rajadas de ventos fortes que sopram a noroeste da cidade, de acordo com o Departamento Florestal e de Proteção contra o Fogo da Califórnia (CalFire, na sigla em inglês).
O fogo rapidamente se espalhou pelo Pacific Palisades, um bairro residencial a oeste de Los Angeles, entre o parque estadual Topanga (um dos maiores parques urbanos dos EUA) e as montanhas de Santa Monica. O bairro é conhecido por abrigar mansões luxuosas e celebridades.
De acordo com a CBS News, pelo menos 30 mil residentes do bairro foram forçados a evacuar a área com o avanço do incêndio, que se espalhou por pelo menos 1.2000 hectares (o equivalente a 1.200 campos de futebol). Mais de 10.300 casas foram atingidas, informa o Corpo de Bombeiros de Los Angeles. Vídeos mostram as casas sendo engolidas por chamas altas que se alastram pela região desde cedo.
Ainda na noite da terça-feira, um segundo foco de incêndio, chamado Eaton Fire, eclodiu sobre a comunidade de Altadena, ao norte de Los Angeles, espalhando-se por cerca de mil acres (cerca de 4 km²); e um terceiro, Hurst Fire, atingiu o bairro de Sylmar, no extremo norte da cidade, na região de San Fernando Valley. Houve chamados para a evacuação de moradores em ambas as regiões, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência.