Pré-candidatos pagam, fabricam números e, de forma dissimulada, tentam manipular a opinião pública com resultados irreais que mais parecem um estropo quando divulgados.
Todos os dias as redes sociais são inundadas por diversas pesquisas eleitorais que divergem completamente da realidade da pré-campanha nos municípios do interior do Maranhão principalmente em Pinheiro.
São números estapafúrdios criados da cabeça dos próprios pré-candidatos e considerados verdadeiros estropo. O resultado é sempre de acordo com o pagamento.
Na maioria das vezes, são empresas – apelidadas de instituto, que em seu CNPJ na Receita Federal possuem atividade econômica completamente alheia à pesquisa de mercado de opinião pública.
A cada semana aparecem uma nova empresa no mercado, mas no final das contas, trata-se de verdadeiros estelionatários que tentam interferir na opinião do eleitor e mudar o resultado da eleição.
Entre as tantas, existem situações onde duas pesquisas de empresas diferentes são divulgadas na mesma semana, e pasmem, os números são absolutamente distintos.
É preciso que a Justiça Eleitoral maranhense seja mais rigorosa em relação a divulgação de pesquisa e critérios realizados por cada um desses fraudadores.